Se o Sol apagasse... O que aconteceria?

02 de maio de 2015, 13h12, por Alexandre Murari
Divulgação

Bom, para começar, o Sol, assim como qualquer estrela, não pode apagar de uma hora para outra. Astrônomos calculam que só daqui uns 8 bilhões de ano que o Sol começará a morrer. Este processo irá levar a estrela que rege nosso sistema solar a sofrer uma grande explosão, gerando uma estrela menor, que continuará a brilhar de maneira menos intensa.

Então beleza, mas vamos supor que realmente o Sol apague do nada. Segundo o biólogo José Mariano Amabis, se isso acontecesse, a humanidade encontraria uma situação catastrófica. "A espécie humana estaria condenada, embora pudesse até resistir por alguns anos, dependendo da quantidade de energia que fosse capaz de produzir artificialmente", relatou Amabis.

A escala de prejudicados começaria com os vegetais, já que precisam da luz para fazer fotossíntese. Na sequência, os animais herbívoros se encontrariam sem alimento.  "O cenário seria semelhante ao que causou a extinção dos dinossauros", avalia o pesquisador. José Mariano indica que foi assim que os animais pré-históricos morreram, devido a uma vasta nuvem de poeira que levantou após a queda de asteróide, ou seja, a luz solar foi bloqueada por meses.

O que também traria muito problema seria o resfriamento do planeta. O vapor da atmosfera viraria gelo e o ciclo da água seria interrompido. Sem a água em seu formato líquido, fica impossível imaginar existência humana.

Fique por dentro de todas as notícias que rolam por aqui! Curta a nossa página no Facebook!