Saiba porque alguns puns pegam fogo

04 de abril de 2015, 11h21, por Amanda Ramalho
Divulgação

Se você já tentou colocar fogo em um pum, mas falhou...  não se decepcione que a culpa não é sua.

Na internet há diversos vídeos em que a pessoa se deita de frente, mira um isqueiro no rumo do ânus e libera geral os gases. Alguns saem com muita potência, sendo bem explosivos... outros nem tanto. Mas vamos as explicações:

Ao contrário do que imagina, os gases gerados pelas bactérias nos intestinos humanos raramente apresentam metano em seu conteúdo. Alguns raros tipos de bactérias que vivem em uma determinada porcentagem da população até produzem um pouco de metano, mas esse número está longe de ser maioria.

No caso das vacas, esse gás está presente em seus intestinos, sendo inflamável e até prejudicial ao meio ambiente. Mas esse não é o nosso caso.

Segundo uma pesquisa de Esther Inglis-Arkell, do iO9, o que causa a reação depende de muitos fatores, incluindo a alimentação. Ovos, couve-flor e as carnes são alimentos geralmente mais ricos em enxofre e assim adicionam um pouco de sulfeto de hidrogênio no 'resultado final', o que pode dar aquela turbinada inflamável.

O maior componente dos gases é o nitrogênio, que já é uma boa parte da atmosfera e por isso não incendeia tudo. Então, o que resta para ser o fator mais inflamável do “pum explosivo” é o hidrogênio do sulfeto que é liberado. Dessa forma, se a pessoa faz parte daquela pequena porcentagem que têm algumas bactérias que produzem metano, esse gás vai reagir com o hidrogênio!

Fonte: MegaCurioso

Fique por dentro de todas as notícias que rolam por aqui! Curta a nossa página no Facebook!