Partitura mais cara do mundo custa 13 milhões de reais

03 de novembro de 2016, 10h30, por Alexandre Murari
Divulgação

Em Londres, no dia 29 deste mês, na sede principal da casa de leilão Sotheby’s, será leiloada a partitura musical mais cara do mundo.

Trata-se da Sinfonia Nº 2 "Ressureição", do compositor Gustav Mahler, cujo valor ultrapassa os 13 milhões de reais, batendo o preço mais alto de uma partitura já leiloada até então, que foi de Mozart por um pouco mais que 10 milhões de reais.

→ Ouça a playlist com as melhores sinfonias

De acordo com a agência de notícias EFE, o responsável pela catalogação de vendas no setor musical da Sotheby’s, Simon Maguire, revela que o manuscrito da sinfonia está, atualmente, em exposição na cidade de Hamburgo, na Alemanha. A casa de leilão também revela que a obra pertencia ao empresário americano Gilbert Kaplan, falecido em janeiro deste ano, que havia comprado a partitura original da Fundação Mengelberg, em 1984.

DivulgaçãoKaplan conduzindo um concerto

Sobre a partitura, a um canal alemão, em 2006,  Kaplan havia revelado o tamanho da sua obsessão:

"Tinha 25 anos quando escutei a Sinfonia Nº 2 de Mahler pela primeira vez. Quando abandonei a sala depois do concerto, era outra pessoa (...) Quando a escutei pela primeira vez me senti como se me tivesse atravessado um raio".

Apaixonado pela canção após ouvi-la em Nova York, na década de 1960, Kaplan dedicou sua vida para "cumprir seu sonho de dirigir a Sinfonia com as maiores orquestras do mundo", revela a Sotheby’s.

E o contato com a Sinfonia Nº 2 "Ressureição" foi tão determinante que Kaplan dedicou anos da sua vida para estudar direção de orquestra. Ao longo de 30 anos, Gilbert conduziu a sinfonia por mais de cem vezes, em palcos como os dos festivais de Viena, por exemplo.

O manuscrito a ser leiloado conta com 232 páginas. Ainda em sua encadernação original, a partitura traz modificações, riscos e comentários que foram feitos pelo próprio Gustav Mahler.