Morre aos 73 anos, Lô Borges co-fundador do movimento Clube da Esquina!

03 de novembro de 2025, 11h14, por Amanda Ramalho

Faleceu no último domingo, dia 2 de novembro o cantor e compositor Lô Borges, aos 73 anos. Ícone da música mineira e co-fundador do movimento Clube da Esquina, o artista estava internado desde o dia 17 de outubro após sofrer uma intoxicação medicamentosa.

Durante o período de internação, passou por traqueostomia e tratamento intensivo, além de hemodiálise, em virtude de complicações renais. A causa oficial da morte foi constatada como falência múltipla de órgãos.

Nascido em 10 de janeiro de 1952 em Belo Horizonte, Salomão Borges Filho, o Lô Borges, cresceu em um ambiente musical e tornou-se um dos principais nomes da música brasileira. 

Em 1972, aos 20 anos, lançou junto a Milton Nascimento o álbum "Clube da Esquina", marco da MPB e da vanguarda musical brasileira. 

Compositor de grandes sucessos como "Um Girassol da Cor do Seu Cabelo", "O Trem Azul", "Paisagem da Janela", entre outros, ele ajudou a definir sonoridades que atravessam décadas. Ele permaneceu na ativa até este ano quando lançou o álbum "Céu de Giz", em parceria com Zeca Baleiro, mantendo repertório novo e relevante.

Legado e despedida

Lô deixa uma obra extensa e influente, responsável por inspirar gerações de músicos e fãs. A sua trajetória marca não apenas Minas Gerais ou a MPB, mas todo o panorama da música brasileira.

Ouvir músicas do Lô Borges