Ídolos do rock reagem à morte de Chuck Berry

20 de março de 2017, 10h21, por Alexandre Murari
Divulgação

Nos últimos dois dias, vários ídolos da música homenagearam o 'pai do rock' Chuck Berry após o anúncio da sua morte, no sábado, 18. Aos 90 anos, o guitarrista foi encontrado morto em sua casa, no Missouri, em Nova York, nos Estados Unidos.

→ Katy Perry é acusada de bruxaria por freiras

Segundo a polícia local, o músico foi encontrado em casa, já sem os sinais vitais. Apesar da tentativa de reanimação feita pelos socorristas, que o atenderam em torno da 12h40, Berry foi dado como morto na tarde do mesmo dia. A causa da morte não foi divulgada.

→ Em livro, ex de Prince diz que ele não usava drogas

"Dentro da casa, socorristas observaram um homem que não respondiam e imediatamente administraram técnicas salva vidas. Infelizmente, o homem de 90 anos não pôde ser ressuscitado e foi pronunciado morto às 13h26.", informou a polícia, que ainda pediu privacidade para a família do ídolo do rock.

→ Padre Fábio de Melo grava canção de ex-The Voice

Influência de nomes do rock como Beatles, Rolling Stones, Bruce Springsteen e vários outros artistas da música, Chuck Berry foi intensamente homenageado por alguns deles. No Instagram, Keith Richards, guitarrista do Stones, abriu o coração:

"Eu nem sei se Chuck tem ideia do que fez. Eu acho que não… Foi algo tão completo, uma grande sonoridade, um grande ritmo saindo da agulha de qualquer um dos discos de Chuck. Foi quando eu soube o que gostaria de fazer da minha vida."

O ex-baterista do Beatles, Ringo Star, no Twitter, prestou sua solidariedade ao guitarrista: "Apenas deixe-me ouvir algumas dessas músicas de rock 'n' roll da maneira antiga que você faz. Eu estou tocando, eu estou falando de você. Deus abençoe Chuck Berry."

Reprodução

De outra geração, porém não menos influenciado pelas obras de Berry, o guitarrista Slash, do Gun’s N Roses, revelou estar com o coração partido: "Coração partido ao ouvir sobre a morte de Chuck Berry. Ele era indiscutivelmente o rei."

Já para Bruce Springsteen, "Chuck Berry foi o maior praticante de rock, guitarrista e o maior roqueiro puro que já viveu."

Vale lembrar que Berry começou a produzir e compor músicas nos anos 50, o que o fez ser lembrado por muitos como o pai do movimento Rock. Foi um dos primeiros artistas a ir para a chamada "Rock and Roll Hall of Fame", no ano de 1986.