Você sabe porque ouvimos músicas tristes?

28 de janeiro de 2015, 14h21, por Amanda Ramalho
DivulgaçãoAs músicas mais pesarosas são capazes de evocar nostalgia, paz, ternura e admiração

Tem dias que a gente acorda se sentido pra baixo que não há música animada que melhorem nosso alto astral. Nesses dias quem gosta de sertanejo curte aquele modão bem raiz, bem sofrido. Quem curte um pop-rock fica propenso aquelas de batidas lentas com letras de fazer chorar.

Mas... o que nos leva a buscar essas melodias tristes?? Segundo um estudo da Universidade Livre de Berlim, na Alemanha, as músicas tristes não apenas nos animam como também podem também nos ajudar a lidar melhor com as emoções.

DivulgaçãoCanções tristes dão a impressão de que alguém já sofreu por aquilo que estamos passando

Os pesquisadores analisaram 772 e perceberam que as músicas mais pesarosas são capazes de evocar nostalgia, paz, ternura e admiração.

"Para muitos indivíduos, ouvir músicas tristes pode mesmo gerar efeitos emocionais benéficos. Músicas que evoquem tristeza podem ser apreciadas não apenas por sua estética, por sua recompensa abstrata, mas também por cumprirem um papel para o bem-estar, provendo consolo e também regulando as emoções negativas", explicou a psicóloga Liila Taruffi no relatório do estudo.

De acordo com a pesquisa esse efeito se dá pelo sentimento de empatia que é despertado no ouvinte, passando a impressão de que não se está sozinho, de que alguém é capaz de compreendê-lo.

"Ao conectar suas emoções com aquelas expressas na música, os pacientes sentem-se ouvidos e compreendidos, mesmo quando não há um vocabulário emocional específico".