Sobrevivente do Holocausto, Coco Schumann morre em Berlim

29 de janeiro de 2018, 16h10, por Alexandre Murari
Divulgação

De acordo com informações da gravadora Trikont, morreu neste domingo, 28, em Berlim, na Alemanha, aos 93 anos, o guitarrista de jazz Heinz Jakob "Coco" Schumann, que foi duramente perseguido pelo nazismo durante a segunda guerra mundial.

→ Aretha Franklin ganha cinebiografia para narrar a sua vida

→ "Me sinto mais bonita", diz Ludmilla sobre a sua aparência

Filho de pai cristão e mãe judaica, o músico começou a tocar guitarra e bateria muito cedo, apresentando-se com bandas de balanço em bares e salas de dança de Berlim.

Ele foi preso em 1943 depois que as autoridades souberam que sua mãe era judaica e, portanto, foi deportado para o campo de concentração de Theresienstadt na antiga Tchecoslováquia. Na sequência, foi transferido para Auschiwitz, em 1944.

Em ambos campos de concentração, o músico tocou em bandas para entreter os guardas e seus algozes. Depois de ter sido libertado em 1945, Schumann permaneceu na Alemanha. Ele tocou com o violinista de jazz Helmut Zacharias e o pianista e cantor Bully Buhlan.Sua autobiografia "The Ghetto Swinger" foi feita em 2012 na forma de um musical no Hamburger Kammerspiele.