Phil Collins atualiza estado de saúde e diz: "tudo o que podia dar errado, deu errado"

22 de janeiro de 2026, 14h51, por Amanda Ramalho

O icônico Phil Collins, ex-vocalista e baterista da banda Genesis, deu uma rara atualização sobre seu estado de saúde em uma entrevista ao podcast "Eras", da BBC, revelando que enfrentou uma série de obstáculos médicos nos últimos anos e que recebeu acompanhamento constante para superá-los.

Collins contou que hoje precisa de uma equipe de cuidados 24 horas por dia para ajudá-lo a tomar seus medicamentos e acompanhar sua rotina, em grande parte por causa de complicações físicas recentes. "Tive problemas com o joelho… tudo o que podia dar errado, deu errado", disse ele afirmando que tem "uma enfermeira morando comigo 24 horas por dia para garantir que eu tome meus medicamentos corretamente".

O cantor explicou que contraiu COVID-19 enquanto estava hospitalizado, o que acabou afetando os rins e contribuindo para uma série de problemas de saúde que se acumularam ao mesmo tempo. Ele passou por várias cirurgias no joelho (cinco no total) e embora agora tenha um joelho que funciona, ainda depende de muletas ou apoio para caminhar.

Collins também comentou sobre o impacto que o álcool pode ter tido no seu quadro. "Tudo pareceu convergir ao mesmo tempo (...) Provavelmente eu estava bebendo demais, e meus rins estavam comprometidos", comentou.

Apesar das limitações físicas, o artista garantiu que não pretende abandonar a música e que está com a saúde mais estável, com planos de explorar novas oportunidades criativas no futuro. Ele celebrou também dois anos de sobriedade, destacando o quanto esse período foi importante para sua recuperação geral.

Phil completará 75 anos no dia 30 janeiro de 2026.

Ouvir músicas do Phil Collins