PODCAST: Novidades no Telegram, Facebook é eleito a pior empresa do ano e mais

21 de dezembro de 2021, 21h04, por Amanda Ramalho
KBOING FM

Kboing em Alta, terça-feira, dia 21 de dezembro!

Objeto extraterrestre

A cratera de Colônia, que está localizada no distrito de Parelheiros, na zona sul de São Paulo, foi mesmo gerada pela queda de um objeto extraterrestre. Os indícios que sustentam a confirmação estão em um artigo científico conduzido pelo geólogo Victor Velázquez Fernandez, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades, da USP.

Segundo o especialista, a pesquisa mostra evidências mais robustas sobre o que gerou a cratera de 3,6 quilômetros de diâmetro, cerca de 300 metros de profundidade e uma borda soerguida de 120 metros na capital paulista.

Telegram sem spoilers

Os usuários do Telegram poderão receber uma ferramenta que poderá ser a solução contra os famosos spoilers. O alerta de spoilers esconderá informação dos destinatários, a menos, claro, que eles queiram vê-la.

O recurso, divulgado pelo usuário do Reddit Dylan Roussel, mostra a funcionalidade rodando em uma versão iOS, mas com certeza chegará também na versão Android e na web. A captura de tela não mostra se a funcionalidade será disponibilizada para chats em grupo.

Investigação contra o Google

A forma como o Google trata as funcionárias negras é alvo de uma nova investigação aberta contra a companhia nos Estados Unidos. O órgão regulador de direitos civis da Califórnia foi acionado após denúncias de casos de assédio e discriminação no local de trabalho.

Documentos vistos pela agência de notícias indicam que representantes do Departamento de Emprego e Moradia Justa da Califórnia entrevistaram as funcionárias da Alphabet, controladora da Google, que apresentaram as queixas formais. Elas falaram sobre suas experiências, sob condição de anonimato.

Chrome

O navegador Chrome para Android recebeu uma atualização que traz novos recursos embutidos que, anteriormente, só podiam ser ativados com extensões ou serviços terceirizados.

A principal novidade é o monitoramento de preços, uma função que já era testada há alguns meses. No formato de uma nova aba, a ferramenta exibe quedas de valor em itens que o usuário estava de olho.

Esse recurso chega em alguns dias para o Android e, nas próximas semanas, também virá para o iOS. Por enquanto, ele é exclusivo dos Estados Unidos.

Compartilhamento do Twitter

Uma funcionalidade há muito pedida por criadores de conteúdo foi divulgada pelo Instagram. Ao compartilhar conteúdos de contas públicas da rede social no Twitter, as imagens também serão mostradas. Isso permitirá a promoção cruzada entre os dois aplicativos e também que os leitores tenham, no próprio tweet, uma prévia do conteúdo daquela pessoa no Instagram.

Com a atualização, você pode tuitar e incluir um link de uma postagem pública da rede social de fotos e vídeos. Já se você compartilhar no Twitter diretamente do Insta, além da visualização da imagem, será mostrada também a legenda da postagem original.

Invasão na PF

Os sistemas da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal foram afetados por um ataque cibernético que apagou informações de agentes de segurança. O caso aconteceu no dia 10 de dezembro, mas as plataformas continuam fora do ar e as informações ainda não foram recuperadas.

A situação foi revelada na ontem, dia 20, no portal R7. De acordo com a apuração, os ataques foram coordenados na mesma época dos que afetaram o Ministério da Saúde. No período, a pasta ficou com sistemas fora do ar, como a plataforma ConecteSUS, o que impossibilitou que os brasileiros comprovassem suas vacinações, por exemplo.

Facebook, pior empresa do ano

Um dos pontos fortes do fim de ano são as listas com os acontecimentos marcantes do ano, seja para melhor ou pior. Uma dessas listas é a de Empresa do Ano, elaborada anualmente pelo Yahoo Finance, e que em 2021 foi vencida pela Microsoft.

O Yahoo também colocou a categoria "Pior Empresa do Ano" – prêmio que não consiste em uma escolha dos editores do portal, mas de votação pública.

O Facebook, que passou a se chamar Meta em outubro deste ano, e controla redes sociais como o próprio Facebook, Instagram e WhatsApp, foi eleito a pior empresa do ano de 2021 pelos leitores do Yahoo Finance.

Só neste ano, a empresa foi acusada de ignorar a segurança e a privacidade de seus usuários em nome do lucro, além de saber que o Instagram era tóxico para adolescentes e não fazer nada a respeito.

Mulher na Polícia

O novo prefeito de Nova Iorque, nos Estados Unidos, ainda nem tomou posse, mas já está fazendo história! Eric Adams anunciou que a nova chefe de polícia da cidade será, pela primeira vez, uma mulher: Keechant Sewell.

Sewell comandará mais de 30 mil agentes e terá a missão de restaurar a confiança da população na instituição e a tarefa de diminuir a criminalidade, que aumentou junto a pandemia.

Que mais mulheres possam exercer o cargo que elas querem e merecem!

UTis fechadas

O governo do Estado determinou o fechamento de leitos de Unidade de Terapia Intensiva destinados à Covid-19 em Santas Casas da região de Rio Preto, repassando ao Hospital de Base o atendimento dos pacientes graves pelo vírus. O hospital informou nesta segunda-feira, 20, que possui 66 leitos de UTI, além de outros 65 de enfermaria Covid.

OUÇA TODOS OS PODCASTS DA KBOING FM!

Fique por dentro de tudo o que rola no mundo da música. Curta nossa página no Facebook!

Fonte: Diário da Região, Olhar Digital, TecMundo, Só Notícia Boa