PODCAST: Educação domiciliar, fim da meia entrada, bolsistas CAPES sem pagamento e muito mais!

28 de outubro de 2021, 18h21, por Nicole Demartini

Kboing em Alta, 28 de outubro de 2021

Emissões de gases poluentes no Brasil

Dado ambiental preocupante! Ainda que o Brasil tenha se comprometido a reduzir a emissão de gases poluentes há mais de dez anos atrás, os índices indicam que o ano de 2020 foi o ano mais poluente dos últimos 16 anos no país.

O Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estuda do Observatório do Clima aponta que o aumento considerável do total de gás carbônico emitido para a atmosfera está relacionado ao desmate excessivo na Amazônia e no Cerrado. Cientistas ainda ressaltam a responsabilidade da atividade agropecuária.

Filho encontra mãe biológica depois de anos

Um reencontro emocionante. Abdul Kuddus Munsi é um senhor de 82 anos que vive em Bangladesh que foi afastado da mãe há 70 anos atrás para morar com o tio. Quando tinha 10 anos, fugiu de casa e acabou sendo adotado por duas irmãs, perdendo de vez o contato com a família. Em abril desse ano, divulgou nas redes sociais a sua história, pedindo ajuda para encontrar os seus pais e a sua aldeia. E não é que deu certo?! O reencontro com a sua mãe, Mongol Nessa, agora com 100 anos de idade, aconteceu na cidade de Rajshahi e emocionou todos os moradores do local.

Homeschooling aprovado em Santa Catarina

 Foi aprovado um projeto de lei que autoriza o homeschooling, a educação domiciliar, em Santa Catairna. O documento precisa seguir para sanção ou veto do governador do estado dentro do prazo de 15 dias. De primeira, o projeto educacional tinha sido reprovado pela Comissão de Educação da Alesc, mas foi discutido novamente pela Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. Até chegar em um documento definitivo, as principais mudanças foram: uma garantia de tutela do Estado, uma conceituação de aptidão técnica e a proibição da modalidade aos pais com medidas protetivas. Mais informações sobre a aprovação ou não do projeto serão divulgadas em breve.

A história de Diana Donnarumma

Escuta só que história especial. Diana Donnarumma, poucos meses antes de se casar, descobriu uma doença grave que a fez precisar com urgência de um transplante de intestino grosso e delgado.

Pouco tempo depois, foi noticiada sobre a doação dos órgãos de Heather Donnelly, uma garota que sofreu um acidente de carro e veio a falecer logo em seguida.

Ao fazer a cirurgia e ter a vida salva pela doação de órgãos, Diana teve uma decisão emocionante: convidar Daniel Donellly, pai de Heather, para levá-la até o altar na cerimônia de seu casamento, como forma de expressar a sua gratidão.

A celebração foi emocionante e viralizou nas redes sociais. Diana foi apenas uma das oito vidas salvas pela doação dos órgãos da filha de Daniel.

Encontrados os corpos da tragédia do Guarujá

Na noite de ontem, um jovem turista sumiu após ser puxado pela correnteza no Guarujá. Para ajudar, um gari entrou na água para salvá-lo, mas também acabou sendo puxado pelas águas. Infelizmente na manhã dessa quinta-feira, foram localizados pelo Grupamento de Bombeiros Marítimos dois corpos na Praia de Pitangueiras. As famílias foram chamadas e reconheceram as duas vítimas.  Ambos foram levados para o Instituto Médico Legal de Praia Grande (IML).

Bolsistas da CAPES estão sem receber

Mais de 60 mil professores em formação vinculados ao Programa de Iniciação à Docência, o PIBID, e ao Programa de Residência Pedagógica, estão sem receber as bolsas da CAPES referentes aos meses de setembro e outubro. A instituição explicou que a liberação do pagamento das bolsas está condicionada à aprovação do Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) 17/21. Entretanto, a PLN ainda não foi colocada em pauta para votação. Cobrados incessantemente pelos bolsistas que estão trabalhando sem receber, acumulando dívidas e ficando sem recursos para se manterem na Universidade, o pronunciamento mais recente da senadora Rose de Freitas, presidente da CMO, afirma que a votação da PLN acontecerá nessa quinta-feira.

Vacina para artrite reumatoide

E Médicos da Universidade de Toledo, em Ohio, nos Estados Unidos, desenvolveram uma vacina experimental contra a artrite reumatoide. Lembrando que a artrite reumatoide ocorre quando o sistema imunológico ataca e quebra tecidos saudáveis do próprio corpo, principalmente o revestimento das articulações de mãos, pulsos, tornozelos e joelhos. A vacina foi apresentou resultados imediatos e duradouros. Se a comprovação clínica ocorrer com sucesso, será uma conquista revolucionária na área da saúde.

A história de Mark Bethel e Penny Umbers

Um amor que enfrenta todas as barreiras!

Mark Bethel e Penny Umbers se conheceram no início dos anos 1980 e viveram um grande amor, mas foram impedidos de seguirem juntos pela família de Penny, que não aceitavam o relacionamento da filha branca com um homem preto. O racismo da família prejudicou muito a vida do rapaz, que foi ameaçado de perder sua bolsa de estudos na Universidade.

Porém a história não chegou ao fim. Depois de 40 anos, os dois, que tinham seguido sua vida, casado com outras pessoas e passado pelo processo de divórcio, se reencontraram através da internet, marcaram um encontro, se apaixonaram novamente e, dessa vez, não deixaram ninguém atrapalhar esse grande amor! O encontro aconteceu nas Bahamas, eternizando uma relação que sempre sonharam.

O fim da meia-entrada

O deputado Arthur do Val, conhecido como Mamãe Falei, apresentou um projeto que acaba com o direito de meia-entrada de estudantes e idosos em setores artísticos. A votação do projeto, que aconteceu na noite de quarta-feira (27), culminou na aprovação do documento, favorável ao fim do benefício. A lei agora para sanção do governador. 

Fontes: G1, Só Notícia Boa