Mitos e verdades sobre o emagrecimento

06 de junho de 2015, 10h44, por Marayná Freitas

Quem nunca seguiu mitos (e também verdades) sobre o emagrecimento que atire a primeira pedra. Hoje vamos esclarecer o que realmente funciona e o que não funciona!

Confira:

Divulgação

Água morna com limão pela manhã emagrece?

Ainda que o ácido cítrico presente no limão tenha ação adstringente, não há comprovação científica que comprove o emagrecimento por meio da mistura. Mas ainda assim vale constatar que a água morna ajuda a descolar as fezes ressecadas da parece de intestino, o que diminui o estufamento abdominal.

 
Divulgação

Refrigerante diet é melhor do que o normal

Mito. Além de conterem mais sódio do que os normais, os refrigerantes dietéticos ainda são ricos em edulcorantes artificiais. Portanto, se você quer emagrecer, evite qualquer tipo de refrigerante.

 
Divulgação

Comer carboidrato à noite engorda

Mito. Qualquer comida que você comer excessivamente, vai te engordar. O mesmo acontece com o carboidrato. Se consumido sem excessos durante à noite, o organismo voltará a gastar energia pela manhã. Opte pelos carboidratos integrais.

 
Divulgação

Maçã piora a prisão de ventre

Mito. A parte interna da fruta, conhecido por "miolo", onde ficam as sementes, é rica em pectina, substância que auxilia na queima de gordura e contribui para o funcionamento do intestino, o que dá para concluir que a maçã ajuda, e não piora a prisão de ventre!

 
Divulgação

Musculação é indicada para quem quer perder peso

Verdade. Qualquer atividade física é importante para aumentar o metabolismo e acelerar a queima de gordura. A musculação aumenta a massa magra e, quanto mais músculos, mais calorias o corpo gasta para se manter.

 
Divulgação

Corrida é melhor do que caminhada

Embora as duas atividades sejam eficientes no combate à gordura, realizar um treino de caminhada pode ser mais eficaz do que correr horas na esteira, por exemplo. O importante mesmo, seja qualquer que for o exercício, é sempre procurar um profissional de educação física para te orientar.

 
Divulgação

Shakes não podem substituir refeições principais

Verdade. Os shakes industrializados contêm uma série de aditivos químicos e podem não apresentar todos os nutrientes de que você precisa. É importante considerar que a reeducação alimentar traz benefícios que vão além do emagrecimento: você treina a mastigação, a saciedade e conhece melhor o seu organismo. Mas não há nada de errado se quiser tomar um shake nos intervalos das refeições principais, tá bom?

Divulgação

Frutas podem ser consumidas à vontade

Mito. As frutas são ricas em frutose, um tipo de carboidrato. Por isso, para não comprometer a dieta, o recomendável é consumir no máximo cinco porções por dia.

 
Divulgação

Chá verde ajuda a queimar calorias

O chá verde é um alimento com propriedades termogênicas, o que aumenta o gasto calórico do organismo. Contudo, devido à presença de cafeína na erva, pessoas que sofrem de hipertensão arterial ou arritmia devem evitar o consumo excessivo destes chás, bem como pessoas com gastrite e/ou dificuldades para dormir. A nutricionista indica que sejam consumidas apenas duas xícaras por dia

Divulgação

Fazer jejum por alguns períodos acelera o emagrecimento

É exatamente o oposto. O jejum prolongado pode trazer prejuízos, não contribui para o funcionamento do metabolismo, além de desregular os hormônios que auxiliam no mecanismo de fome e saciedade. E muitas vezes traz uma predisposição à compulsão alimentar em determinados horários.

 

Fonte: Você Sabia

Fique por dentro de todas as notícias que rolam por aqui! Curta a nossa página no Facebook!