Madonna inspira projeto no Sesc Rio Preto

09 de agosto de 2018, 11h50, por Vanessa Vezenfati
Divulgação

Madonna é a cantora que mais vendeu álbuns no mundo, ultrapassando 300 milhões de cópias entre discos de estúdio, registros ao vivo, compilações e trilhas sonoras.

→ Planeta Rock promove mais uma ação solidária

Sua trajetória, porém, transpassa os hits. Em 35 anos de carreira, ela trilhou caminhos imprevisíveis, lançou tendências, saiu em defesa de minorias, questionou padrões de comportamento e afrontou instituições tradicionais.

→ Podemos esperar o novo álbum de Adele para 2019, diz fonte

Sexualidade, religiosidade, militância. Madonna rompeu tabus e tornou-se referência ao pensar a música para além dos álbuns, expandindo suas composições para os universos das artes visuais, do cinema, da dança contemporânea, da moda e do ativismo político-social. Não sem controvérsias, polêmicas e incômodos: os séculos 20 e 21 não passam incólumes ao seu trabalho.

→ Com álbum gospel Lisa Presley grava dueto póstumo com o pai

Madonna completa 60 anos no dia 16 de agosto de 2018 e, durante todo o mês, o Sesc Rio Preto debruça-se sobre sua figura emblemática para compreender uma nova configuração da velhice. O projeto Madonna, Sexagenária grita pelo direito de ser velho e de viver de maneira livre, inspirando-se em momentos marcantes da carreira da cantora e em seus desdobramentos no tempo presente, quando ela já lida com o rótulo do velho e suas imposições.

Programação

Madonna, Sexagenária, que acontece de 11 a 31/8, reúne vozes diversas em um amplo debate sobre a longevidade e a influência da artista que redefiniu os rumos da cultura pop. São shows, espetáculos, performances, exibições de filmes, cursos e bate-papos que vão fomentar reflexões sobre envelhecimento, liberdade de expressão e os limites preestabelecidos entre gêneros, etnias e faixas etárias. “Madonna completa 60 anos e sua figura como um todo permite analisar o envelhecimento pela obra de uma artista que resiste e se adequa aos desafios do tempo”, diz Ana Paula Dias Rodrigues, técnica de programação do Sesc Rio Preto.

Todas as programações serão gratuitas,as inscrições para os cursos e oficinas da programação especial Madonna, Sexagenária já podem ser realizados na Central de atendimento do Sesc Rio Preto, ou por meio do portal sescsp.org.br/riopreto.

→ Confira as últimas notícias sobre o mundo da música