Já se perguntou porque os cofrinhos tem formato de porco?

17 de janeiro de 2015, 10h07, por Amanda Ramalho
Divulgação

Hoje em dia temos várias opções de cofrinhos, mas sempre que pensamos em juntar as moedas a primeira imagem que nos vem à mente é um porquinho. Existem três teorias das razões que os cofrinhos tenham derivados do animalzinho: uma é de origem gramatical, outra Chinesa e outra supersticiosa.

A teoria do Horóscopo Chinês tem no signo do porco a representação da fortuna. Ou seja, criaram os porcos de argila para trazer prosperidade financeira para as casas dos chineses.

A segunda teoria é a da multiplicação e foi criada pelo engenheiro Sebastian la Pestre. Segundo o engenheiro, em 10 anos, cada leitoa pode produzir até seis milhões de filhotes, e nada mais simbólico para um objeto que serve para guardar dinheiro.

E a última teoria, mas não menos importante, inclusive a que achamos mais interessante vem do período medieval e trabalha a gramática. No século XVI, quem não tinha dinheiro para os utensílios de metal, usava uma argila vermelha chamada Piggy Clay. Nesta época os cofres já eram produzidos com essa argila, e com o passar dos tempos foram chamados de Piggy Banks. Há quem diga que para começar a construir os cofres em formato de porco, foi necessário que um artesão confundisse o "Piggy" com "Pig", que é "Porco" em inglês.

Fonte: Muito Interessante