Hoje, John Lennon faria 80 anos de vida. Veja as homenagens dessa data!

09 de outubro de 2020, 15h53, por Nicole Demartini
Foto: Divulgação / Site Oficial John Lennon

Hoje, dia 9 de outubro, marca o nascimento de John Lennon. Se estivesse vivo, o cantor, compositor, ativista e co-fundador dos Beatles, estaria completando 80 anos de idade. Com o quarteto, experienciou ser o maior sucesso comercial na história da música popular. Sucesso de 1960 à 2020, John Lennon também fundou com a esposa a Plastic Ono Band, além de lançar sucessos solo, como Woman.

Foto: Divulgação / Site Oficial John Lennon

Sua morte trágica foi impactante para a geração. Em 8 de dezembro de 1980, Mark David Chapman, fã ao qual o cantor tinha acabado de dar um autógrafo, o assassinou com 4 tiros em frente ao Edifício Dakota, prédio em que Lennon morava em Nova York. De Liverpool para o mundo, Lennon tornou-se uma lenda. Para celebrar a data de seu nascimento, essa semana foi marcada por homenagens.

A maior delas acontece hoje, pois estreia o LENNON80, um canal de TV pop-up exclusivo e dedicado para o Reino Unido e a Irlanda. O projeto conta com a colaboração de Yoko Ono Lennon, da Universal Music, do diretor musical de TV Simon Sadler e do arquivista Simon Hilton. O canal terá transmissão de uma semana, 24 horas por dia, no Reino Unido.

Foto: Divulgação

Além disso, hoje também é o lançamento de "Gimme Some Truth. The Ultimate Mixes", um combo de 36 músicas colocadas em ordem cronológica e em um novo sistema de mixagem. As 36 faixas foram escolhidas pela própria família do astro e expõe suas convicções em vida. Segundo o site oficial de John Lennon, a versão Deluxe da venda de "Gimme Some Truth. The Ultimate Mixes" inclui um livro que conta a história de todas canções nas palavras de John e Yoko e nas palavras daqueles que trabalharam ao lado deles, por meio de arquivamento e entrevistas inéditas, acompanhadas por centenas de fotografias inéditas, Polaroids, frames de filmes, cartas, folhas de letras, caixas de fita, obras de arte e memorabilia dos arquivos de Lennon-Ono.

Para "dar a largada" de todos esses lançamentos, na noite de ontem o Empire State Building iluminou suas torres em Sky Blue com um símbolo de paz branco girando no mastro. Todos os fãs puderam acompanhar a vista online, pelo site oficial do arranha-céu.

Já no último final de semana, a BBC Radio 2 lançou diversas entrevistas de Julian Lennon, Paul McCartney e Elton John feitas por Sean Ono. O documentário foi dividido em duas partes e todos os áudios podem ser ouvidos pelo site da BBC. Entretanto, não há disponível ainda a versão legendada das entrevistas.

Veja as publicações de amigos e familiares de Lennon no dia de hoje:

Clique aqui para ouvir as músicas de John Lennon e clique aqui para ouvir as músicas dos Beatles.