Hoje, 1º de agosto, é o dia do selo; confira algumas curiosidades

01 de agosto de 2015, 09h15, por Alexandre Murari

Hoje, 1º de agosto, é comemorado o dia nacional do selo. A fim de trazer algumas curiosidades sobre esse objeto que, para muitos, é peça indispensável em suas coleções, separamos algumas informações.

Antes de explicar sobre os selos, é importante dizer que a primeira carta da história foi escrita no século XVIII a.C por uma mulher da nobreza chamada Navirtum. Na "publicação", feita de argila, a nobre enviou um recado para uma mulher chamada Husutiya. Atualmente, a peça está exposta no Museu do Louvre, em Paris, na França.

Divulgação

Nascido na Inglaterra em 1840, o primeiro selo deste formato conhecido até hoje foi o One Penny Black (Negro de um Penny) - durante muito tempo o selo de cera foi usado nas cartas. Quem o criou foi Sir Rowland Hill, um parlamentar do Reino Unido, e sua intenção era exatamente garantir que o remetente pagasse pelo serviço de envio.

Antes do selo, o responsável por pagar a entrega era o destinatário, no entanto, muitas cartas eram devolvidas por falta de pagamento. Os primórdios dos selos traziam a imagem do chefe do Estado (efígie), ou o brasão do local, ou somente um número indicando o preço a ser pago.

A segunda nação a emitir o selo postal foi o Brasil. Influenciada pelos britânicos, a Família Imperial, em 1808, trouxe um equipamento de impressão bastante moderno para a época. Em primeiro de agosto de 1843, a emissão dos selos conhecidos como Olhos de Boi, resultou em peças valiosas que, principalmente nos dias de hoje, são cobiçadas em todo o mundo.

Divulgação

Fique por dentro de todas as notícias que rolam por aqui! Curta a nossa página no Facebook