Guardar roupas de inverno sem lavar pode prejudicar as peças

15 de agosto de 2015, 11h18, por Amanda Ramalho
DivulgaçãoEvite guardar roupas em plásticos pois o material abafa as peças

O inverno acabou em grande parte dos estados brasileiros. Pelo menos no sudeste a estação foi mais amena que em anos anteriores. Então chegou a hora de subir as roupas pesadas, casacos, edredons e dar espaço para as peças leves.

Mas atenção: para manter a durabilidade das roupas e evitar mofos há algumas dicas importantes, como lavar as peças antes de guarda-las.

Segundo o presidente da Sindilav, José Carlos Larocca, "toda a peça que foi usada, mesmo que uma única vez, precisa ser lavada. Desodorante, perfume e creme corporal, suor, poluição, vestígios de alimentos e bebidas, poeira da rua, gotículas de água contaminada, gordura das mãos, tudo isso pode fazer com que, depois de guardada, a peça seja impregnada pelo mofo, que destrói o tecido. Você guarda a peça e, quando a retira no ano seguinte, a percebe manchada", diz.

Para as roupas de camas vale o mesmo segredo e evitar sacos plásticos. "Esse material abafa a peça e promove o crescimento das bactérias. O ideal é utilizar uma capa de TNT ou até uma fronha, que deve ser lavada todos os meses. As peças que ficam guardadas podem ser colocadas para arejar mensalmente, de maneira que se mantenham mais limpas", ressalta Larocca.

Fique por dentro de todas as notícias que rolam por aqui! Curta a nossa página no Facebook!