Grupo lança livro sobre a Psicanálise do Acolhimento

08 de maio de 2017, 19h01, por Alexandre Murari
Divulgação

Não é segredo para ninguém que o mundo contemporâneo exige da gente muito mais do que temos para oferecer. Por conta dessa exigência, portanto, o GEPA (Grupo de Estudo Psicanálise do Acolhimento) convida os moradores de São José do Rio Preto – SP para o lançamento do livro "Psicanálise do Acolhimento Vol. 1", que conta com os estudos de 14 profissionais da psicanálise e da psicologia.

→ Anitta ironiza erro em hotel e seguidores se revoltam

Marcado para o dia 20 de maio, às 16h, no OBA (Obra Assistencial da Basilica), localizado na Rua Floriano Peixoto, 1200, no bairro da Boa Vista, em São José do Rio Preto, o evento contará com os autores apresentados seus temas. Para comparecer, o interessado deve contribuir com um litro de leite para obra de caridade.

→ Filho de Cristiano Araújo canta em vídeo e web se emociona

Saiba mais sobre o livro:

Um conjunto de registros de grande importância, na medida em que se trata de um estudo realizado por jovens pensadores. Um trabalho que traz o frescor daquele que entra no ambiente de sua prática cheio de esperança e entusiasmo. Cônscio de sua ignorância e sedento por aprender com as experiências. Além desse fator preponderante para atestar a importância deste trabalho, existe algo de especial nos pensadores que aqui se propõem a publicar.

Trata-se de um trabalho escrito por aqueles que concebem a psicanálise como a premissa do acolhimento como fundamental. Premissa essa que carece de elementos que não podem manter-se tão somente no plano teórico, mas que devem transcender e manifestar-se nos vínculos, promovendo um movimento terapêutico no nível psíquico. Para tanto, a maturidade emocional daquele que se propõe a essa prática é imprescindível.

Quando não, a proposta não pode deslocar-se do nível do saber para se estender na dimensão do ser para o outro, o que é o fundamento desta psicanálise. Portanto, temos aqui um registro de pensadores que se dispõem ao acolhimento do novo, no que se configura como princípio da verdade, naquilo que pode nos tornar verdadeiros.