Entrevista: Erikka Supernova

15 de março de 2012, 17h45, por Tatiana Pires

"Como Erika Rodrigues sou uma cantora, como Erikka Supernova sou uma artista", com essa frase a cantora pauta a principal mudança em sua carreira.

Erikka Supernova afirma que está ajudando a criar um novo ritmo musical: o pop brasileiro. Segundo ela, a proposta traz inovação: "Essa mistura que o meu pop brasileiro propõe não tem limites, poder juntar as coisas mais legais e fazer uma outra coisa", comentou a cantora que planeja a gravação de um DVD neste ano e anunciou que irá lançar novos clipes.

Ouvir Erikka Supernova
Letras de Erikka Supernova  

Conheça mais um pouco dessa artista que promete ser a nova revelação do cenário muscial brasileiro, na entrevista abaixo:

Divulgação

Kboing - Você já estrelou no teatro, em peças dirigidas por Wolf Maya e Bibi Ferreira. Quando decidiu sair do teatro para se dedicar somente a música?
Erikka Supernova - A música é minha principal verdade. Eu fui para o teatro pra me libertar de certa timidez no palco, como cantora. Acabei sendo convidada a estrelar musicais e fiquei em cartaz alguns anos. Aprendi muito e fui presenteada com a direção de duas feras que me elevaram artisticamente.

Kboing - Usando o nome de Erika Rodrigues, além dos musicais também gravou com grandes nomes da música popular e participou de concurso de música na TV. Como foi a transição para Erikka Supernova e quais são os significados dessa mudança? O nome marca uma nova fase em sua carreira?
Erikka Supernova - O nome dá a nuance. Explosão, estrelas, brilho: Supernova. Isso tem a ver com a exposição dos meus sonhos que ficaram velados durante certo tempo. Eu sempre quis explorar mais a mim mesma, na dança, nos figurinos e pincelar minha personalidade em cada música. Como Erika Rodrigues sou uma cantora, como Erikka Supernova sou uma artista.

Kboing - Em que ou quem você se inspira?
Erikka Supernova - Eu me inspiro no Brasil que é um país cheio de mistura e vasto em cultura popular. Acho que ser pop no Brasil não é como ser pop em qualquer outro lugar do mundo, o nosso calor humano não permite que seja. Nós brasileiros reagimos com bom humor diante dos problemas, rimos de nós mesmos e gostamos de carnaval. Acho que o espaço está se abrindo para que a gente se reconheça, não só pelo samba, o sertanejo, o funk, o forró... Isso tudo dentro da minha visão é uma coisa só: pop brasileiro. 

Kboing - Agnaldo Rayol e Raul Gil, o que significam esses dois nomes na vida e carreira de Erikka Supernova?
Erikka Supernova - Significam muito. Agnaldo significa reconhecimento, ele me ajudou a dar um passo a mais. Raul Gil foi como uma porta que se abriu. Pude mostrar pra muitas pessoas que eu existia.

Kboing - Você disponibilizou alguns singles na rede, de balada romântica a regravações de artistas consagrados com nova roupagem. Como você definiria seu estilo musical?
Erikka Supernova - Pop brasileiro. Acredito nesse título como um movimento e fico feliz em poder ajudar a iniciá-lo.

Kboing - A Erikka Supernova é uma representante do novo pop nacional? Trata-se de um novo momento desse gênero no Brasil?
Erikka Supernova - Sim, com muito orgulho. O Brasil e o mundo evoluem para esse momento, exemplo: Michel Teló chegou aos ouvidos gringos. Qualquer bloqueio já não existe mais, derrubamos as fronteiras. 

Kboing - Em seus shows, há no repertório performances de "Simply The Best", de Tina Turner em versão de funk carioca e "O Que é Que A Baiana Tem", de Carmen Miranda em tribal house. Como surgiram essas produções? Como o público tem recebido essas versões inusitadas?
Erikka Supernova - É um dos meus momentos preferidos do show. Essa mistura que o meu pop brasileiro propõe não tem limites, poder juntar as coisas mais legais e fazer uma outra coisa. Essas produções eu tenho criado, ouço a harmonia e vejo como posso encaixar, vou mesclando as bases de uma e de outra. Faço no show também outras misturas como "Good Feelin'", do Flo Rida com "Ai Se Eu Te Pego", Adele com Fafá de Belém e é tudo uma delícia! 

Kboing - A impressão que se tem é que você gosta de inovar. O que os fãs encontram em suas performances?
Erikka Supernova - Pronto, você acabou de encontrar mais um significado para o Supernova! (risos) Rola uma entrega total, saio exausta do palco, mas com a certeza de que não enchi o pote só pela metade. Pode ser uma característica do meu signo aquário, mas acho que é pelo compromisso com o público. Quero que eles me vejam como vêem a si próprios: complexos. 

Kboing - Você está preparando o lançamento de um disco? Conta pra gente os detalhes...
Erikka Supernova - Estou. Tenho me concentrado em fazer um DVD ao vivo para esse ano e também com os clipes que terei lançado até então. A previsão é de que saia até outubro. Confesso que ainda não pensei nas participações, mas se soubesse juro que seria surpresa, ao menos por enquanto... (risos). Além disso, vou distribuir mais dois singles gratuitos para download no meu site até julho.

Kboing - Seu trabalho mais recente, o clipe para a faixa "Bandida", foi lançado recentemente. Conte nos como foi essa produção.
Erikka Supernova - "Bandida" é uma direção de Diego Freitas e co-direção de Daniel Rayol. O roteiro é meu e do Diego, um mega parceiro que também dirigiu "Aumenta o Som Que Eu Vou Dançar". A produção de "Bandida" envolveu muitos profissionais incríveis, dentre eles meus dançarinos que protagonizaram comigo a história. Foi gravado em Botucatu (SP) com cenas na Estação Ferroviária que é tombada pelo patrimônio público. 

Kboing - O vídeo apresenta uma mensagem subliminar que remete para uma promoção em seu site oficial. Para participar os interessados precisam atender uma série de exigências, como seguir seu perfil no Twitter, por exemplo. Essa é uma forma de estimular o desenvolvimento de suas redes sociais?
Erikka Supernova - É uma forma de fazer os fãs chegarem até a mim e também a outras pessoas que curtem ao meu trabalho.  Nessa promoção, por exemplo, tentam achar a mensagem subliminar juntos, trocando informações e acabo promovendo novas amizades.

Kboing - Na internet, o público pode acompanhar todos seus projetos. Como você enxerga esse canal de divulgação para o trabalho dos artistas?
Erikka Supernova - A internet é uma ferramenta instantânea, consigo manter meus fãs atualizados sobre tudo na hora em que as coisas acontecem. É muito rápido chegar às pessoas. 

Kboing - Deixe uma mensagem para as pessoas que curtem seu trabalho.
Erikka Supernova - Eu faço por vocês, Supers! Beijokka! ; ) e muito obrigada ao Kboing pelo espaço! 

Assista a seguir o clipe de "Bandida", lançado em janeiro: