Entrevista: Elba Ramalho

22 de maio de 2009, 10h58, por Da redação, por Tatiana Pires

Intérprete de sucesso, com seis discos de platina e 13 de ouro acumulados, Elba Ramalho completa 30 anos de carreira e celebra sua trajetória com o álbum “Balaio de Amor”. A cantora trará novidades, um DVD está em seus planos.

Ouvir Elba Ramalho no Kboing

O novo show traz repertório baseado no recém-lançado disco repleto de xotes e baiões que tem produção dela e do sanfoneiro Cesinha.

Em “Balaio de Amor”, Elba retoma uma das principais características de sua carreira: a aposta em talentosos compositores, principalmente da Paraíba e de Pernambuco. Os forrós ganham as nuances da intérprete singular que nunca abandonou a veia de atriz, a mesma que no passado abriu o caminho para a cantora.

Veja fotos do show de Elba Ramalho

Filha do sertão nordestino e dona de um timbre inconfundível, Elba Ramalho concedeu entrevista exclusiva ao Kboing, confira:

Kboing – Foi contracenando no teatro que surgiu a sua oportunidade de ingressar na carreira musical? Conte nos um pouquinho desse início.
Elba Ramalho –
O teatro foi a base, o esteio para os outros caminhos musicais que se definiram ao longo da minha vida. Desde o inicio na Paraíba, como integrante do Coral falado Manuel Bandeira e depois com o grupo de teatro Chegança com o grande diretor Luis Mendonça até a atuação na peça de Chico Buarque, "A Ópera do Malandro", tudo me serviu de escola para o que sou hoje. Digamos, uma cantriz, mistura de cantora e atriz.

Kboing – Como foi a produção do disco “Bailão de Amor”, lançado este ano, que é assinada por você e o sanfoneiro Cezinha?
Elba Ramalho –
Sim, produzimos juntos e tudo foi sugerido pelo Cezinha, desde os compositores às canções escolhidas. Busquei os compositores que mais têm se destacado nesses últimos anos no nordeste, como Acioly Neto, Xico Bezerra, Maciel Melo, Nando Cordel, Terezinha do Acordeon, Cezinha...Queria gravar um disco romântico, com os ritimos que mais gosto de cantar: xotes e baiões. Convidamos Dominguinhos para cantar e o próprio Cezinha canta a música "É só você querer, comigo".

Kboing – Nesse último álbum você se voltou aos compositores nordestinos. Qual foi a intenção em valorizar o trabalho de sua terra?
Elba Ramalho –
O nordeste está presente em minha vida como fonte de inspiração e nutriente para o meu canto. Os costumes, as festas tradicionais, como o São João, os ritimos, a  alegria contagiante dos forrós...Tem muita gente boa que faz música de qualidade e sabe traduzir nossos costumes e nossa cultura de maneira expressiva. Tenho de registrar isso em DVD. Cezinha tem me mostrado essa musicalidade. Vamos acolher e selecionar essa visão no DVD.

Kboing – Elba você gravou dois CDs antológico com músicas de Gonzagão e Dominguinhos. Essas reafirmações das suas raízes têm sido algo planejado ou vem da sua intuição artística?
Elba Ramalho –
Prefiro dizer que sou bastante intuitiva quanto a criação e formulação do meu trabalho. Mas, me sinto envolvida e responsável pelo segmento e manutenção da nossa cultura. A memória precisa ser preservada e nossos ícones, como Gonzaga e Dominguinhos eternizados na nossa história.

Kboing – Por que a expressão de Elba Ramalho a Rainha do Nordeste?
Elba Ramalho –
Não sou rainha de nada e nunca ratifiquei esse título, dado carinhosamente pela imprensa e pelos fãs.

Kboing – Você nota alguma diferença do seu público nas diferentes regiões onde realiza seus shows?
Elba Ramalho –
Não posso distinguir ou mensurar o público por região ou reação. Todos são especiais e me recebem com atenção e carinho. Cada platéia manifesta-se de um jeito particular e isso é instigante para qualquer artista.

Kboing – Qual é o seu segredo para manter o sucesso ao longo desses 30 anos de carreira?
Elba Ramalho –
Não tem segredo, tem trabalho, verdade, originalidade. Sou sempre fiel as minhas raizes e levo a sério tudo que faço. No início desse mês, após um show de lançamento que fiz na Moder Sound, no Rio de Janeiro, com a casa estourando de gente e muita energia boa, ouvi da diretora artística da Biscoito Fino, gravadora que lança meu CD, o seguinte:" Existem cantoras que são só estrelas, outras que são só artistas. Você consegue ser as duas coisas. Parabéns!" Bom, talvez isso defina a razão do sucesso nesses trinta anos de estrada.

Kboing – Além do lançamento de “Bailão de Amor”, os fãs podem esperar mais alguma coisa especial para a comemoração de 30 anos de sua carreira?
Elba Ramalho –
Talvez faça outros projetos no segundo semestre, mas prefiro focar agora no novo disco, "Balaio de Amor". Ainda está quentinho e cheio de coisas boas a oferecer a meu público.

Kboing – Musicalmente falando, o que você ainda não fez e tem vontade fazer?
Elba Ramalho –
Cantar a obra de Chico Buarque, de Zé Ramalho. Gravar com a Orquestra do Maestro Spok frevos de Recife. Gravar mais um CD em homenagem a Nosaa Senhora...Tantos sonhos...E tantos compositores pra gente interpretar. O tempo é rei, e saberá inspirar, como o sol que brilha na estrada e ainda não passamos.

Kboing – A cantora Elba Ramalho é considerada pela opinião pública uma artista politizada. Qual a sua opinião sobre como o país vem enfrentando essa crise econômica mundial
Elba Ramalho –
A crise mundial já estava anunciada há muito tempo. Os equívocos cometidos pelos chefes das grandes potências mundiais, a arbitrariedade de uns, as iniquidades de outros deixaram o mundo doente, carente e repleto de injustiças. Essa crise não é passageira como muitos tentam afirmar e só tende a crescer e espalhar mais desemprego e instabilidade social. O Brasil tem muitos problemas, mas é fortalecido pelas inúmeras possibilidades de desenvolvimento econômico prevista pelos entendidos no assunto, a médio e longo prazo.

Kboing – Deixe uma mensagem para seus fãs.
Elba Ramalho –
Queridos amigos de estrada, fãs, afins ou não, ouçam meu novo disco, "Balaio de Amor" e se deliciem com o repertório lindo e apaixonado que embala nosso coração. Obrigada por me possibilitarem estar aqui trinta anos depois, cantando, dançando e espalhando alegria pelo mundo. Nenhuma honra deve ser minha, senão o talento que Deus me deu, a luz que desce do Seu Coração para iluminar as trevas e dissipar as quimeras. Paz, bem e amor!