Confira algumas dicas para dormir melhor

29 de março de 2015, 13h09, por Marayná Freitas

Hoje em dia a maioria das pessoas passam a maior parte do tempo ocupadas e na correria. Por isso, uma boa noite de sono vale muito. Entretanto, quando nos acostumamos com essa rotina, acaba sendo difícil ter uma boa qualidade de descanso a noite e acabamos por dormir pouco tempo. É importante que fiquemos atentos nos nossos próprios comportamentos para que possamos mudar alguns hábitos prejudiciais à saúde – que cometemos, muitas vezes, involuntariamente.

"Não dormir o número adequado de horas por noite e ter distúrbios do sono podem causar fadiga, cansaço, sonolência diurna e sensação de sono não reparador, com impacto desfavorável no rendimento diário e na qualidade de vida", afirma Fernanda Haddad, coordenadora do Departamento de Medicina do Sono da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.

Saiba o ideal a se fazer para ter uma boa noite de sono e ter mais disposição ao longo do dia:

Divulgação

Colchões e travesseiros adequados

O tipo de colchão varia de pessoa para pessoa. Portanto, fique atento para descobrir qual te deixa mais confortável. Travesseiros também podem incomodar se não estiverem bons. Então, se você estiver acordando com dores musculares, talvez seja a hora de comprar novos travesseiros e trocar o colchão.

 
Divulgação

Respiração

Nenhuma dica irá funcionar se você tem algum tipo de problema respiratório: "Os principais sintomas diurnos dos pacientes que apresentam distúrbios respiratórios do sono são a sonolência diurna, problemas de concentração e de memória, irritabilidade, dentre outros", afirma a especialista Fernanda Haddad.

 
Divulgação

Habitue-se ao seu horário

É importante que você crie uma rotina e tenha horários regulares para dormir. O ideal é que você durma e acorde sempre na mesma hora para que seu corpo se adapte aos horários. Dessa forma você conseguirá uma rotina de bom sono.

 
Divulgação

Ambiente

Há pessoas que preferem dormir com alguma luz acesa no quarto, seja de uma TV, de um celular, de um abajur. Mas isso não é indicado pois o seu organismo achará que é a luz do dia e não produzirá a melatonina, hormônio responsável por ajudar uma pessoa a dormir. Então, já sabe: quarto escuro e silêncio!

 
Divulgação

Não beber nada alcoólico nem produtos que contenha cafeína antes de deitar

Bebidas alcoólicas, café, refrigerante, chá mate e bebidas cafeinadas em geral atrapalham o sono. Por isso, não é indicado o consumo antes de dormir.

 
Divulgação

Nada de TV, celular, ou computador

Este é praticamente um mal que todas as pessoas cometem. Assistir TV, usar o computador, ou o celular não te traz uma boa noite de sono. Se fizer qualquer uma dessas coisas, dê uma pausa de 30 minutos antes da hora de dormir.

 
Divulgação

Exercícios e boa alimentação

Fazer exercícios físicos ajuda a gastar a energia do corpo, sem falar no bem que faz à saúde. Mas não faça essas atividades próximo ao horário de dormir. O ideal é que se pratique exercícios ao longo do dia, assim o corpo tem tempo suficiente para descansar, de modo que não atrapalhe o sono. Ingerir alimentos pesados ou comer demais antes de se deitar também não é recomendável.

Divulgação

Estresse

Se você não consegue controlar o seu estresse durante o dia, ele fará mal também a noite. Pior que o cansaço físico é o estresse mental, muito comum para quem trabalha. Reflita antes de ficar nervoso, se for preciso respire e conte até dez. Se você notar que está prejudicando seu sono e não conseguir controlar o estresse, o ideal é que procure um psicólogo ou psiquiatra para ajudar.

Divulgação

Cochilar depois do almoço

Caso você não tenha tido uma boa noite de sono, o cochilo após o almoço pode ser bom. Mas é importante saber que apesar de aliviar um pouco o sono, isso não resolve o problema de noites mal dormidas e sono desregulado.

 

Fonte: G1 – Bem Estar

Fique por dentro de todas as notícias que rolam por aqui! Curta a nossa página no Facebook!