#Drops: Resultado do Enem leva à Europa, Bullyng e mais

24 de outubro de 2017, 11h38, por Alexandre Murari
Divulgação

Quais universidades portuguesas aceitam o Enem no processo seletivo?

Além de dar a oportunidade de colocar estudantes em universidades em todo o Brasil, o ENEM também pode levar o estudante brasileiro para estudar em faculdades portuguesas. Atualmente, são 27 instituições de ensino superior de Portugal que estão conveniadas no programa do MEC.

Assim como nos cursos do Brasil, o participante precisa apenas da nota do ENEM para ser admitido nas universidades e a pontuação exigida varia de acordo com a instituição e os cursos. Porém, diferentemente do Brasil, as faculdades públicas de Portugal cobram taxas de coparticipação dos alunos. Confira abaixo as universidades cadastradas:

Universidade de Coimbra:

A Universidade de Coimbra é uma das mais antigas do mundo. Foi fundada em 1290 pelo rei D. Dinis I. A instituição é referência em Portugal e na Europa e, em 2013, recebeu o título de Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco.

→ Aos 70 anos, morre George Young, produtor do AC/DC

Universidade de Algarve:

Localizada no sul de Portugal, a instituição pública recebe anualmente cerca de mil alunos estrangeiros, de 50 diferentes nacionalidades. Há cursos na área de artes, comunicação, ciências sociais, educação, turismo e tecnologia, entre outros.

Instituto Politécnico de Leiria:

São 49 cursos em cinco campi, todos a menos de duas horas de Lisboa. Seus cursos cobrem as áreas de educação/ciências sociais, tecnologia/engenharia, artes/design, turismo, saúde/desporto, ciências empresariais e jurídicas.

Instituto Politécnico de Beja:

O IPBeja é uma instituição de ensino superior especializada em áreas pouco exploradas pelo Brasil, como viticultura e enologia, olivicultura e agropecuária mediterrânea. São oferecidas 16 graduações, distribuídas nas áreas de educação, saúde, agricultura e tecnologia.

Instituto Politécnico do Porto:

O P. Porto atrai tanto por estar situado na charmosa cidade do Porto, declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, quanto pelo ensino, que mescla tradição com uma constante atualização às demandas do mercado de trabalho e à investigação social, tecnológica científica.

Instituto Politécnico de Portalegre

O IPP, localizado nos arredores de um parque nacional e perto da fronteira com a Espanha, possui quatro escolas – educação, tecnologia/gestão, saúde e agrária – além de serviços de ação social e incubadora de base tecnológica.

Instituto Politécnico do Cávado e do Ave:

Criado em 1994, o IPCA está localizado ao norte de Portugal e reúne cursos que vão desde gestão de atividades turísticas à engenharia e desenvolvimento de jogos digitais.

Instituto Politécnico de Coimbra:

O IPC está entre as dez maiores instituições de ensino portuguesas e fica na cidade de maior tradição universitária do país. Abrange uma grande diversidade de áreas de formação, desde a agricultura e ambiente, passando por comunicação, contabilidade e marketing, até saúde e engenharias.

Universidade de Aveiro:

Criada em 1973, na cidade portuária entre Lisboa e Porto, a UA possuiu 15 mil alunos. São 57 cursos de graduação e 127 de pós-graduação. Entre tantas opções, há matemática, biologia, engenharia mecânica e civil, ciências biomédicas e economia.

Instituto Politécnico de Guarda:

O IPG fica, como seu nome diz, em Guarda, cidade mais alta de Portugal, a 1.056 metros de altitude. As quatro faculdades que compõem o instituto é a Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, a de Saúde, a de Tecnologia e Gestão e a de Turismo e Hotelaria.

Universidade de Lisboa:

Atualmente é a maior universidade de Portugal e uma das maiores da Europa. Situada no coração da cidade oferece formação em direito, arquitetura, medicina e odontologia, entre várias outras. Cerca de 14% dos estudantes são estrangeiros, provenientes de mais de 100 países.

Universidade do Porto:

É a segunda maior universidade portuguesa em número de estudantes, atrás apenas da Universidade de Lisboa e considerada uma das 150 melhores da Europa. Arquitetura, nutrição, medicina, engenharia e letras, estão entre as graduações.

Universidade da Madeira:

Pequena instituição da Ilha da Madeira, desde 2016 passou a aceitar candidatos que tenham prestado Enem em cursos como biologia, design, economia, educação física, enfermagem, engenharia civil, engenharia eletrônica e engenharia informática, entre outros.

Instituto Politécnico de Viseu:

Única instituição de ensino superior da cidade localizada ao centro de Portugal, o instituto tem cerca de 5 mil alunos e 32 cursos de graduação. A fama vem das ciências agrárias e veterinárias, mas também oferece faculdades de saúde, tecnologia e educação.

Instituto Politécnico de Santarém:

Pertinho de Lisboa, esta instituição pública tem perfil parecido com várias outras espalhadas por Portugal. Possui cinco escolas, com foco em educação, agronomia, saúde, tecnologia e esportes.

Universidade dos Açores:

Situada no arquipélago de mesmo nome, a UAc nasceu na década de 1970, como muitas outras instituições de ensino superior de Portugal. Sociologia, comunicação, enfermagem e psicologia estão entre as graduações oferecidas.

Universidade da Beira Interior:

Engenharia mecânica e elétrica, ciências da computação, design, marketing e bioquímica estão entre as opções oferecidas pela UBI, que está no ranking das 150 melhores escolas da Europa e fica localizada na região da Serra da Estrela.

Universidade do Minho:

Arquitetura, letras, direito, medicina e outros cursos tradicionais formam as opções na UMinho, que também tem bastante foco em ciências e inovação. Localiza-se na região norte do país, dividida em três campus.

Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário:

Enquanto a maioria das escolas conveniadas com o Enem é pública, esta é uma instituição privada. Próxima à cidade do Porto, a Cespu é conhecida pela medicina dentária (odontologia) e outras áreas da saúde, como ciências farmacêuticas, biomédicas e nutrição.

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias:

Com sede em Lisboa, é a maior universidade privada de Portugal. Cinema, arquitetura, comunicação, engenharia de alimentos, civil, agrônoma, entre vários outros cursos, são oferecidos no campus situado no centro da capital portuguesa.

Instituto Politécnico de Setúbal:

Assim como várias outras faculdades portuguesas, o IPS nasceu na década de 1970 como instituição pública e possui atualmente cerca de 5 mil alunos que frequentam uma variada gama de cursos nas áreas de tecnologia, saúde, educação e engenharia.

Instituto Politécnico de Bragança:

Com 7 mil alunos divididos entre cinco escolas nas áreas de agronomia, educação, tecnologia/gestão, comunicação/administração e turismo, e saúde, o IPB fica no nordeste português, perto da fronteira com a Espanha.

Instituto Politécnico de Castelo Branco:

São 32 cursos de graduação em seis escolas (agrária, artes aplicadas, educação, gestão, saúde e tecnologia). Próximo à fronteira espanhola, Castelo Branco é o terceiro maior município português e considerada uma cidade com ótima qualidade de vida.

Universidade Lusófona do Porto:

Mais uma instituição da charmosa cidade do Porto, que também tem unidade em Lisboa. Estudos europeus, lusófonos e relações internacionais é um dos cursos oferecidos, além de artes dramáticas, educação física, direito e engenharia civil.

Universidade Portucalense:

Fundada na década de 1980 e também sediada no Porto, a UPT tem quatro departamentos: direito, psicologia/educação, economia/gestão/informática e turismo/patrimônio/cultura.

Instituto Universitário da Maia:

O campus do Ismai tem 70 mil metros quadrados e fica bem próximo ao Porto. Ciências da computação, psicologia, relações públicas e marketing são alguns dos cursos.

Instituto Politécnico da Maia:

Da mesma mantenedora do Ismai, instituição com a qual divide o campus, o Ipmaia é uma escola nova, de 2015, com apenas algumas opções de graduação. Seu foco é em tecnologia/gestão e ciências sociais/educação/esporte.

→ #Drops: Projeto fotográfico, mães adolescentes e mais

Divulgação

Menino americano sofre bullying e é escoltado por motoqueiros até a escola

Portador de síndrome de Clovis, uma rara doença que faz com que alguns músculos e ossos cresçam sem parar, o pequeno Alex Bruorton, de apenas oito anos, após sofrer muito bullying na escola onde estuda, em Sherwood, Arkansas, nos Estados Unidos, ganhou uma ajuda especial de vários motociclistas de sua cidade.

Após criarem um evento no Facebook chamado Alex Anti-Bullying Biker Rally, os motociclistas encontraram o garoto em um parque de Sherwood e o escoltaram até a escola. Emocionado, Alex agradeceu: "Muito obrigada a todos por virem. É muito legal que todos vocês tenham feito isso por mim. Eu não sabia que tantas pessoas se preocupavam comigo."

Divulgação

Como desativar a localização em tempo real do WhatsApp

Recentemente, o WhatsApp liberou a função de compartilhar a sua localização em tempo real. Ou seja, se antes a localização compartilhada ficava estática, agora a pessoa com quem foi feito o compartilhamento pode acompanhar durante 15 minutos, um minuto ou oito horas o deslocamento da pessoa que compartilhou conforme ela se move – mas apenas se o usuário do aplicativo permitir.

Apesar das opções de tempo em que o usuário deseja que a sua localização seja monitorada, ele pode interrompê-la a qualquer momento. Basta ir na mensagem do compartilhamento ou no mapa da localização e tocar em 'parar de compartilhar'