Entrevista: Zé Henrique & Gabriel

22 de outubro de 2009, 15h42, por Da redação, por Tatiana Pires

Com 13 anos de estrada na música sertaneja, discos e DVDs, Zé Henrique & Gabriel têm diversos motivos para comemorar. A dupla se encontra num de seus melhores momentos, divulgando o recém lançado “Zé Henrique & Gabriel ao vivo” em todo o país, eles lotam os shows que realizam. Outro motivo para a ótima fase é que eles foram escalados pelo autor Benedito Rui Barbosa para gravarem a canção “Ah , que Deus é Esse”, trilha da novela global Paraíso. A dupla também participou de dois capítulos da trama em uma roda de viola ao lado de Bruno & Marrone, Victor & Leo e João Bosco & Vinicius.

Ouvir Zé Henrique & Gabriel no Kboing      
Confira letras de Zé Henrique & Gabriel       

E eles não param! O novo disco acaba de ser lançado e a dupla já trabalha num novo projeto: um álbum de moda de viola, que deve ser lançado no início de 2010.

Confira a entrevista concedida por Zé Henrique & Gabriel. A dupla fala sobre a carreira, o novo disco e planos para o ano que vem.

Kboing – Como tem sido a repercussão do último trabalho “Zé Henrique & Gabriel
ao vivo”?
Gabriel –
Esse disco tem menos de dois meses. A primeira música de trabalho é “Eu Amo te Amar”, que já é uma das mais tocadas no Brasil inteiro. E agora já estamos virando a faixa para “O Que Combina Comigo é Você”, que é uma música bem acústica, romântica também. Enfim, a aceitação do público tem sido muito boa e estamos muito felizes com isso.

Kboing – Como foi a escolha do repertório?
Gabriel –
A maioria das músicas são autorais, mais precisamente do Zé Henrique. Claro que a gente ouve muitas outras canções que os compositores mandam pra gente e nós ouvimos tudo. Pra nossa felicidade as nossas músicas foram as mais aceitas. Nós fazemos reuniões com o pessoal da gravadora, depois mandamos para o pessoal dos fãs clubes para sentir a avaliação deles.
Zé Henrique – Acaba criando um estilo, na verdade. Acho isso importante pra qualquer artista, não só para Zé Henrique & Gabriel. Pode ver que o artista que compõe cria uma cara para o trabalho e isso não está sendo diferente com a gente.

Kboing – Com 13 anos de estrada, conte-nos um pouco da trajetória da dupla?
Gabriel –
A dupla é formada por um mato-grossense, o Zé Henrique e eu (Gabriel), de Goiânia (GO), nós nos conhecemos em Caldas Novas em Goiás, em 1994 e em 1996 foi quando tudo começou. Mas nós gravamos nosso primeiro CD só em 2002, ou seja, seis anos depois de a dupla ter sido formada, então no mercado nós estamos há sete anos e esse é o quinto trabalho de nossa carreira. O primeiro trabalho foi um lançamento nacional, a gravadora era a BMG, na época, mas nós não tivemos uma repercussão muito grande. A partir do segundo trabalho, com a música “Um Louco” tocando em várias regiões do país, que nossa carreira começou a ser reconhecida no Brasil inteiro.

Kboing – Zé Henrique, como é pra você ter músicas suas fazendo sucesso nas vozes de grandes artistas como Leonardo, Daniel, entre outros?
Zé Henrique –
É sempre uma emoção diferente quando um determinado artista grava uma música minha. No início, quando eu comecei a colocar minhas músicas, foi um período que parece que eu estava vivendo um sonho, não era real. Hoje, é claro, a gente coloca mais os pés no chão, e depois de ter feito uma certa amizade com todos esses artistas, você consegue controlar mais. Mas é emocionante sempre, até mesmo as músicas antigas, quando eu ouço no rádio, eu paro, aumento o volume...posso ouvir a música várias vezes no dia, que eu faço a mesma coisa, porque cada vez que ouço vem algo na memória, de lembrar do começo, das dificuldades. É muito bom sabe, o reconhecimento do seu trabalho. Sou uma pessoa realizada como autor, completamente.

Kboing – Onde você busca inspiração para compor?
Zé Henrique –
A inspiração vem de várias formas, só que eu acho que em primeiro lugar, você tem que ter o dom para a coisa, porque senão, não rola. Depois você tem que desenvolver esse dom, começar a lapidar e tem que suar a camisa, na verdade, porque não é somente a inspiração...quando você recebe a inspiração, não vem a histórias completa, a inspiração é somente uma ‘deixa’, às vezes de uma frase, uma ideia de um assunto, só que você tem que quebrar a cabeça, queimar neurônios para desenvolver uma história...em uma música você pode estar contando a história de uma pessoa ou de um relacionamento que durou muitos anos em poucas linhas e para isso, realmente é preciso saber desenvolver para mexer com a emoção das pessoas porque se não for assim, quem ouvir sua música não vai se identificar...as músicas que emocionam são aquelas bem desenvolvidas, em que o autor quebra muito a cabeça para compor...tem dado certo, minhas músicas têm caído no gosto da galera e emocionado muita gente.

Kboing – A canção “Ah, que Deus é esse” que fez sucesso na trilha sonora da novela Paraíso, é outro motivo para comemorar neste ano...
Gabriel –
A música é de autoria do Marcelo Barbosa, que é filho do autor Benedito Rui Barbosa. Foi coisa rápida assim...no dia em que a música chegou até a gente, já fizemos os arranjos, já cantamos ela, ou seja, nem deu tempo de decorarmos direito e a música foi pro Rio e começou a tocar na novela. Pra gente foi uma emoção muito grande! Acho que todo artista quer ter uma canção sendo trilha de novela e fomos muito felizes por ser de uma novela que retrata muito bem o interior do nosso Brasil, o que faz parte do nosso estilo, pois viemos do interior. Além de a música ser trilha, o melhor ainda foi sermos convidado para participar de dois capítulos da novela, foi muito bom!

Kboing – Planos para a carreira no ano que vem?
Zé Henrique –
O ano que vem já está aí. Iremos continuar trabalhando com esse CD, lançado recentemente e teremos também uma grande novidade, iremos lançar logo no início do ano, acredito eu que no primeiro trimestre, um CD de moda de viola. Será um projeto de moda raiz, resgatando algumas canções de Tião Carreiro & Pardinho, entre outros e algumas inéditas.

Clique aqui para ouvir um recado dupla Zé Henrique & Gabriel