Entrevista: Leilah Moreno

03 de maio de 2010, 17h13, por Da redação, por Tatiana Pires

Reconhecida pela crítica como uma voz única, a cantora Leilah Moreno se prepara para lançar seu quarto disco. A novidade é que o novo trabalho será lançado primeiramente no exterior. Segundo a artista, o álbum sairá no México e nos Estados Unidos, depois em alguns países europeus, como a já confirmada Alemanha e posteriormente chegará ao Brasil. A previsão de lançamento é para o mês de junho.

Ouvir Leilah Moreno no Kboing 
Confira letras de Leilah Moreno
 
Confira mensagem de Leilah Moreno para os fãs
Veja fotos do show
 

Além de cantora, a versátil Leilah Moreno tem outras facetas artísticas, ela é também compositora, atriz, performer, dançarina e escritora. Sua carreira musical teve inicio aos 8 anos, em um grupo de partido alto chamado “Última Hora”, na sua cidade natal, São José dos Campos (SP). Desde 2005, Leilah Moreno é contratada pela Globo para fazer parte das vocalistas da banda "Altas Horas" do programa do apresentador Serginho Groisman.

Leilah Moreno ganhou projeção nacional em 2001, quando participou do programa do Raul Gil, no quadro “Quem Sabe Canta, Quem Não Sabe Dança”. Dentre os vários trabalhos que Leilah Moreno já participou destaque para a protagonista da na minissérie Global e longa “Antônia”, em que deu vida a personagem Barbarah.

Leia a seguir uma entrevista exclusiva com Leilah Moreno:

Kboing – Como está a produção do seu primeiro disco internacional?
Leilah Moreno –
O quarto CD que eu vou lançar agora é voltado para o público GLS, ele é para a noite mesmo e eu recebi um convite para lançar o CD no México, na Cidade do México e isso se estendeu também para a Europa, na Alemanha. Iremos lançar em duas festas internacionais e depois começaremos trabalhar ele aqui. Na verdade, lançar o CD no exterior será porque eu recebi um convite e não porque eu estava com essa pretensão.

Kboing – Esse convite para lançar o CD no exterior partiu de quem?
Leilah Moreno –
De contatos do DJ Allan Natal (produtor do disco), pois ele toca muito no México e o convite da Alemanha foi porque eu fiz uma viagem e o pessoal que eu conheci que trabalha com música eletrônica lá fora soube que eu estava fazendo um trabalho novo e me convidaram para fazer a estreia por lá também.

Kboing – Você pode adiantar alguns detalhes deste álbum?
Leilah Moreno –
Terá de 11 a 13 faixas, tem regravações, uma das músicas que eu já gravei e as outras são composições minhas com o DJ Allan Natal. Acredito que daqui uns 40 dias já teremos um single para mostrar para a galera. O lançamento do álbum deve acontecer daqui uns dois meses mais ou menos.

Kboing – E a previsão para o lançamento no Brasil?
Leilah Moreno –
O lançamento será ao mesmo tempo praticamente, só a divulgação que acontecerá primeiro lá fora.

Kboing – Qual é a expectativa em relação a este novo disco?
Leilah Moreno –
A expectativa é a melhor possível primeiro porque eu sempre tive vontade de fazer um trabalho voltado para o público GLS, que é um público que me recebe muito bem e não só por isso, mas também porque as músicas que tocam nas baladas GLS são músicas que tocam em qualquer balada. Acho que a tendência nasce primeiro com esse público...na verdade, eu gosto de todo tipo de público e para o GLS eu nunca tinha feito nada, vou começar a trabalhar isso agora porque eu tenho vontade e também porque eles querem que eu faça, entendeu...eu sou muito cobrada por eles para fazer um trabalho neste sentido.

Kboing – O que você tira da experiência de ser uma das vocalistas da banda “Altas Horas”, no programa de Serginho Groismann?
Leilah Moreno –
Ah, é incrível trabalhar com o Serginho porque ele é uma pessoa muito iluminada! Além de eu trabalhar no programa dele, ele me deixa fazer filmes, me deixa fazer novela, seriado...o tempo que eu estive lá eu fiz dois seriados, dois longas, uma novela, duas peças, um musical...eu nunca tive de parar de fazer nada, ele sempre me deixou fazer as coisa que eu quero e o bacana também de trabalhar lá é que eu canto de tudo um pouco e isso me realiza muito.

Kboing – Cantora, performer, dançarina, escritora, atriz e compositora. Como você concilia todas essas atividades profissionais?
Leilah Moreno
Eu também não sei, sabe (risos). Essa é a parte um pouco mais difícil, realmente. Quando eu estou fazendo um musical, por exemplo, eu tenho que parar de fazer shows, fico uns dois meses sem fazer shows...quando eu me dedico a fazer shows, eu de repente não posso fazer alguma coisa em TV. Realmente tem que ter uma dedicação para cada coisa que vou fazer e eu procuro fazer de tudo um pouco já que eu tenho essa abertura e porque eu tenho vontade. Teve uma época que eu tentei fazer tudo ao mesmo tempo, só que não deu...eu percebi que era muito difícil! Quando eu tenho uma meta eu me dedico aquilo, no momento agora eu estou me dedicando ao meu CD, embora eu tenha alguns convites para fazer filme e teatro, então vou ver como eu vou conciliar isso. Mas tem algumas coisinhas que dá pra gente remanejar, eu trouxe meu namorado para este show, por exemplo, porque a gente quase mal se vê, então ele me acompanha às vezes, ou um amigo vai comigo, porque eu não tenho tempo de ficar com os amigos e tal....

Kboing – Conta um pouquinho do inicio de sua carreira como cantora. Como tudo começou?
Leilah Moreno –
Eu sou de uma família de músicos: minha mãe é cantora lírica desde que eu nasci e ela sempre me carregou com ela nos shows...quando eu tinha 5 anos, eu me interessei em fazer dublagens do Michael Jackson, mas eu não sabia ainda que sabia cantar...aos 8 anos uma tia minha faltou em uma apresentação da banda da minha mãe e eu cantei uma música no lugar dela...acabou que todo mundo descobriu que eu sabia cantar e eu nunca mais parei.

Kboing – Qual o peso da sua participação no Raul Gil para sua carreira?
Leilah Moreno –
Em 2001 e 2003 eu participei do quadro “Quem Sabe Canta, Quem Não Sabe Dança”, gravei meu primeiro CD através do programa via Warner Music. O programa foi a primeira porta de mídia que foi aberta pra mim, muita gente me conhece do Raul Gil, embora eu tenha começado muito cedo. A experiência foi que lá como era um concurso eu tinha que aprender a perder, que é uma coisa muito difícil quando você não passa por isso. E lá eu era obrigada a aprender. Tirei essa experiência que foi muito importante: aprender a ganhar e aprender a perder. Agradeço muito a isso!

Kboing – Qual foi o momento mais marcante da sua carreira?
Leilah Moreno –
Foi ter feito filme, meu sonho sempre foi fazer cinema e assistir ao meu filme no exterior, numa sala lotada em que as pessoas aplaudiram de pé...acho que foi o momento mais emocionante que eu já tive até hoje!

Kboing – Como você avalia sua trajetória musical?
Leilah Moreno –
Eu sou feliz por fazer o que eu faço! Agora atingir as metas, acho que a cada época atingimos uma meta e conforme elas vão sendo atingidas, outras vão surgindo. Eu nunca sossego, eu nunca paro, ‘- ah está legal assim’. Acho que sempre dá para melhorar e sempre dá para conquistar outras coisas. Eu estou muito feliz de fazer o que eu faço, mas eu sempre quero conquistar um pouquinho mais, porque eu acho que todo mundo tem capacidade para fazer mais do que esperam da própria pessoa.

Kboing – Deixe uma mensagem para seus fãs que acessam o Kboing.
Leilah Moreno –
Ai galera do Kboing, aqui é a Leilah Moreno, quero mandar um beijo especial pra vocês. Estou muito feliz em falar aqui com vocês! Quero mandar também um beijo pra quem me segue lá no twitter...obrigada pelo carinho de vocês! Muita paz, muito amor e vamos ser felizes!