artistas

Entrevista: Fresno

30 de novembro de 2009, 16h41, por Da redação, por Tatiana Pires

Uma das principais bandas da cena rock do momento, Fresno, terá novidades para o ano que vêm que prometem entusiasmar seus fãs. Atualmente trabalhando na divulgação do último álbum “Redenção”, lançado no ano passado, o quarteto gaúcho irá gravar um CD novo no início do ano que vem, que se chamará “Revanche”.

Ouvir Fresno no Kboing    
Confira letras de Fresno
       

O novo disco já cria um clima de ansiedade no grupo. “Gravaremos um CD novo no início de 2010, que se chamará ‘Revanche’. E o divulgaremos durante o ano. Estamos com muita expectativa, músicas novas, videoclipes novos, turnê nova. Vai ser demais!”, comenta o guitarrista Vavo.

A discografia do grupo formado por Lucas Silveira (vocais, guitarra e teclados), Rodrigo Tavares (baixo e vocais), Gustavo Mantovani, o Vavo (guitarra) e Bell Ruschel (bateria) conta com um disco demo, cinco CDs e dois DVDs.

A seguir você confere a entrevista exclusiva que o Vavo concedeu ao site Kboing:

Kboing – Qual foi a emoção de ganhar quatro prêmio Multishow 2009, inclusive o de “Banda do Ano”?
Vavo –
Na verdade, ganhamos quatro prêmios no VMB - Video Music Brasil (Vocalista do Ano, Baixista, Banda Pop e Artista do Ano) e um no Prêmio Multishow (Banda do Ano). Pra nós é a realização de um sonho. Assistíamos essas premiações quando criança e sequer imaginávamos um dia participar delas. Essas vitórias só mostram o quão determinados os nossos fãs são de ficar votando durante horas e horas.

Kboing – Houve alguma mudança no trabalho da banda desde “Quarto dos Livros” até o som que vocês fazem hoje?
Vavo – As influências mudam e, consequentemente, a música que compomos também muda. Ouvíamos muito hardcore e punk, então o nosso som naquela época era muito influenciado por bandas desses gêneros. Passados seis anos do primeiro disco, duas trocas de integrantes depois, as influências mudam. E o nosso som tende a possuir características parecidas às músicas dessas novas bandas.

Kboing – Vocês já cantaram com Chitãozinho e Xororó, Lobão, Roberta Sá e NX Zero. Com quais outros artistas vocês gostariam de fazer parceria?
Vavo – Já cantamos também com Armandinho, Forfun, Biquini Cavadão, Capital Inicial, Strike e tantos outros. Acho que parcerias com Jorge Ben Jor, Skank, Paralamas do Sucessos, Titãs e Fábio Júnior seriam demais!

Kboing – Como aconteceu a formação da banda?
Vavo – Estudávamos no mesmo colégio, e em 1999 (penúltimo ano do Ensino Médio) decidimos formar a banda para tocar covers de músicas que tocavam na rádio na época. O curioso é que do 3º show em diante nunca mais tocamos covers, apenas músicas nossas.

Kboing – Por que a escolha desse nome para a banda?
Vavo –
Nos primeiros quatro ou cinco shows a banda tinha o nome de Democratas. Descobrimos que já existia uma banda em Recife com o mesmo nome, e então teríamos que trocá-lo. O Lucas sugeriu Fresno, e o nome, que a princípio era provisório, virou definitivo.

Kboing – Qual foi o momento mais marcante na carreira de vocês?
Vavo – A primeira execução na rádio, a entrada no Disk MTV, os prêmios do VMB e Multishow, aparições em mega festivais, viagem memoráveis. É difícil escolher um só.

Kboing – Como vocês avaliam a trajetória musical da banda?
Vavo – Somos uma banda que sempre cresceu degrau por degrau, no conhecido "trabalho de formiguinha". Nunca tivemos uma queda. Nosso crescimento foi gradual e contínuo. Esperamos que continue assim nos próximos anos.

Kboing – Como vocês lidam com o assédio dos fãs? Já aconteceu algo engraçado ou diferente que algum fã fez?
Vavo – Como essa "fama" foi aparecendo gradualmente, nós fomos aprendendo a lidar com o sucesso aos poucos. No início atendíamos 10 pessoas. Depois 20. Depois 50. E assim por diante. O conhecido acumulado das situações anteriores te permite lidar melhor com o que vem a seguir. Fãs vivem fazendo loucuras. Têm algumas que preferimos nem contar para não dar ideias!

Kboing – Assim como outras bandas, o Fresno conquistou sucesso pela Internet. E hoje a continua sendo importante para a carreira de vocês? Quais são os pontos positivos e os negativos nessa ferramenta para a carreira musical?
Vavo – A Internet ajuda muito na divulgação da música, que se espalha pelo país e pelo mundo de um modo que nunca antes existiu. As pessoas conheciam as bandas pela rádio, TV e pelos CDs que compravam. Agora, tu tem a liberdade de ir atrás do que tu quer, filtrando as bandas pelo teu gosto pessoal. Isso é demais. Como ponto negativo, algumas bandas que ainda não tem a história necessária, que não estão "prontas" para serem ouvidas, acabam se misturando nesse novo "mercado" e gerando uma confusão na cabeça das pessoas. O acesso à gravação e divulgação atualmente está muito fácil.

Kboing – Qual a dica vocês dariam para as bandas que estão iniciando sua carreira?
Vavo – Ensaiar bastante. Buscar ser criativo nas composições. Não imitar uma banda que já existe, pois esse lugar já está tomado. Ser original na divulgação. E ir atrás de shows e se envolver em todo processo de produção. É assim que se adquire experiência

Kboing – Quais são os projetos do grupo para o ano que vem?
Vavo –
Gravaremos um CD novo no início de 2010, que se chamará “Revanche”. E o divulgaremos durante o ano. Estamos com muita expectativa, músicas novas, videoclipes novos, turnê nova. Vai ser demais!

Kboing – Deixem uma mensagem para os fãs do som do Fresno.
Vavo – Muito obrigado por sempre nos acompanharem. Contamos com vocês sempre! Espero que gostem do nosso novo disco que virá no ano que vem e que compareçam aos nossos shows para nos prestigiar. Pois, sem vocês, não há Fresno.

Comentários