A dupla sertaneja César Menotti e Fabiano foi a precursora do chamado “Sertanejo Universitário”, caracterizado por uma remodelagem do sertanejo raíz para uma sonoridade mais moderna e jovem, com adição de guitarras, piano e batidas que mesclam forró, funk e pop.

Foi em 2004 que os cantores surgiram no cenário nacional com o lançamento do CD “Palavras de Amor”, que rendeu singles como “Leilão”, “Como um anjo” e “Caso Marcado”.

Trajetória da dupla César Menotti e Fabiano



Os cantores são irmãos. César nasceu em Itapira (São Paulo) e Fabiano em Califórnia (Paraná). A família se mudou cedo para Belo Horizonte, onde a dupla começou a cantar em bares universitários.

A carreira ganhou alcance nacional pelo som moderno e original para a época, que atraia uma vasta faixa etária de público: mães, pais, avôs, avós e filhos lotam os shows da dupla até hoje.

Foi a inclusão de elementos como guitarra, bateria e piano que mudou a sonoridade do sertanejo raíz e trouxe o título de “sertanejo universitário” ao som, devido aos cantores jovens que em sua maioria se apresentavam nas festas da faculdade.

Foi em 2009 que César Menotti e Fabiano receberam o Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum de Música Romântica” (CD “Com Você”). A dupla se consolidou no gosto popular com sucessos da rádio como “Ciumenta”, “Bandido do amor” e “Se Fosse Eu”.

O DVD de 2012 “Ao Vivo no Morro da Urca” foi gravado no Rio de Janeiro, em uma manobra arriscada de levar o sertanejo para uma região em que o gênero não é tão popular. Apesar da proposta inusitada, o material foi extremamente bem aceito pelo público e as músicas alcançaram o topo das paradas de rádio por semanas.

Com mais de 10 anos de carreira, já são muitos os discos gravados. Confira os lançamentos de César Menotti e Fabiano:

- César Menotti e Fabiano (2004)
- Palavras de Amor (2005)
- .com você (2007)
- Voz do Coração (2008)
- Retrato - Ao Vivo no Estúdio (2010)
- Maluco por você (2011)
- Ao Vivo no Morro da Urca (2012)
- Memórias 80 e 90 (2014)
- Memórias 80 e 90 (2015)
- Os Menotti no Som (2016)
- Memórias II (2017)
- Não Importa o Lugar (2017)