Zé Ramalho é o aniversariante de hoje!

03 de outubro de 2016, 11h50, por Alexandre Murari
Divulgação

Quem faz aniversário nesta segunda-feira, 03, é o cantor Zé Ramalho. Nascido em 1949, em Brejo do Cruz – PB, o músico se mudou para João Pessoa – PB no início dos anos 1970, onde começou os primeiros passos musicais. O músico é primo da Elba Ramalho.

Foi na capital paraibana que Ramalho começou a ser influenciado por grandes nomes da Jovem Guarda e do rock internacional: Erasmo Carlos, Renato Barros, Roberto Carlos, Beatles, Rolling Stones, Pink Floyd, Bob Dylan etc.

Entretanto, somente no final dos anos setenta o cantor começou sua trajetória de sucesso. Já residindo no Rio de Janeiro – RJ, Zé Ramalho gravou seu primeiro disco solo, "Zé Ramalho" que traz sucessos como "Avôhai" e "Chão de Giz".

Divulgação

Já os discos posteriores ao "Ze Ramalho" não fizeram tanto sucesso assim, e os anos 1980 não foi tão satisfatório para o cantor.

Os anos 1990, no entanto, com a presença da faixa "Entre a Serpente e a Estrela" na novela global "Pedra Sobre Pedra", o músico retornou à boa fase, e se mantém até hoje como um dos maiores nomes da MPB.

Atualmente, o cantor coleciona inúmeros discos gravados, premiações e participações especiais com vários nomes da música, indo de Chitãozinho e Xororó a Sepultura. Seu último trabalho foi o álbum ao vivo "Fagner & Zé Ramalho Ao Vivo", que foi gravado no Theatro Net Rio e traz canções nas vozes de Fagner e Zé Ramalho.