Você sabia que pop e heavy metal ajudam a reduzir ansiedade?

16 de fevereiro de 2021, 16h03, por Amanda Ramalho
Reprodução InstagramBanda Pet Shop Boys

Segundo uma pesquisa realizada pela Vera Clinic, músicas do segmento pop e heavy metal ajudam a reduzir a ansiedade e aumentar o sentimento de felicidade.

Alguns hits dos anos 80 de bandas como Duran Duran, Pet Shop Boys e Wham!, criam uma nostalgia positiva, aumentando as sensações de felicidade, calma e reduzindo os níveis de ansiedade.

Uma pesquisa feita com 1.540 voluntários de 18 e 65 anos ouviram uma playlist com faixas de pop, jazz, heavy metal, R&B, techno e outros estilos musicais enquanto utilizavam aparelhos de frequência cardíaca e para pressão arterial.

De acordo com o resultado, as músicas pop do anos 80 mostraram que os participantes passavam por uma redução de ansiedade e em uma diminuição de 36% na frequência cardíaca. 96% dos voluntários tiveram queda na pressão arterial.

O heavy metal ficou na segunda posição na reedução da ansiedade. 89% dos participantes tiveram diminuição de 18% na pressão arterial e na frequência cardíaca. Ao contrário do que se pensa, as músicas do heavy metal, podem ajudar os ouvintes a processar seus sentimentos e por consequência levar a um maior bem-estar.

Aind segundo o estudo, o gênero que menos ajudou foi o techno. 78% dos entrevistados registraram um aumento na pressão arterial ao ouvir as músicas do estilo.

A ideia por trás do estudo da Vera Clinic, que é um hospital da Turquia de transplante de cabelo e cirurgia estética, a ideia é entender como a música pode reduzir o estresse e, por consequência, a queda capilar.

Fique por dentro de tudo o que rola no mundo da música. Curta a nossa página no Facebook!