Você sabia que os cães conseguem perceber se alguém está mentindo?

14 de abril de 2015, 11h56, por Amanda Ramalho
Divulgação A inteligência dos cães vai além de deitar, rolar e dar a patinha

Não é de hoje que sabemos que os cães são os melhores amigos dos homens. Aquela frase: "se meu cachorro não gosta, eu também não gosto" é super real, já que eles sabem sempre quem está mentindo e possuem uma inteligência além do que é ensinado, deitar e rolar.

Uma pesquisa feita com 34 cães mostrou que eles conseguem identificar e lembrar se uma pessoa é confiável ou não para seguir suas ordens principalmente quando se trata de alimentos.

O primeiro passo da pesquisa foi apontar para cada um dos animais e para os recipientes em que tinha comida escondida. Os cães, então, corriam para os recipientes para comer. A segunda ordem foi com a mesma pessoa indicando os potes, só que dessa vez vazios e eles correram lealmente.

Ao se verem traídos com a nova informação, a maioria dos cães teve a mesma ação no terceiro teste. Quando o mesmo pesquisador indicava um local eles ignoravam a instrução.

Mas, os mesmos cães, ao serem novamente direcionados ao pote de comida, mas por um novo pesquisador, seguiam novamente acreditando que encontrariam a comida, para enfim definir sua confiança neste novo pesquisador.

Pode-se concluir então que os cães vão usar de sua experiência com os humanos para julgar se são ou não confiáveis.

DivulgaçãoOs cães vão usar de sua experiência com os humanos para julgar se são ou não confiáveis

Outra curiosidade sobre o relacionamento entre humanos e cães é a sua capacidade de perceber que nós e eles enxergamos algumas coisas de forma diferente.

Em outro teste, um cachorro era colocado em um lado da sala, e uma pessoa do outro lado. Ao estavam dois brinquedos idênticos que tinham como barreira um vidro transparente, e a outra opaco. Quando a pessoa pedia ao cão que lhe trouxesse o brinquedo – sem mostrar – o cão escolhia o que a pessoa poderia ver, fato que se repetiu constantemente, exceto quando a pessoa estava de costas, quando o cão escolhia de forma aleatória.

O estudo apontou que é por isso que seu cachorrinho parece te obedecer quando você está olhando e desobedecer quando não está.

Fique por dentro de todas as notícias que rolam por aqui! Curta a nossa página no Facebook!