Venda de CDs religiosos lideram a preferência

22 de março de 2014, 09h08, por Amanda Ramalho
Divulgação

Pelo segundo ano consecutivo no Brasil, a venda de música em formato físico, CD e DVD, teve uma queda significativa. De acordo com dados da ABPD (Associação Brasileira de Produtores de Disco), divulgado na quarta-feira, 19, em 2013 houve uma queda de 15,5% na comercialização em relação ao ano anterior.

Já a venda de música em formato digital cresceu 22,39% em relação a 2012, incluindo tanto singles individuais quanto álbuns completos. A maior parte desse crescimento, 4,3% em todo mundo, foi impulsionado pelos serviços de streaming.

Entre os dez discos mais vendidos estavam do Padre Marcelo Rossi, Damares e Padre Reginaldo Manzotti, sendo apenas um internacional, "Midnight Memories", do One Direction.

Os dois títulos mais vendidos foram dois EPs, lançados já no final do ano: "Já Deu Tudo Certo", de Padre Marcelo Rossi, e "Remixed", de Roberto Carlos. Em 2012, Padre Marcelo Rossi também havia liderado as vendas de CDs com o álbum "Ágape Musical".

A cantora sertaneja Paula Fernandes aparece em duas posições: em terceiro lugar com o EP "Um Ser Amor" e em quarto o CD "Pássaro de Fogo - Edição Especial". Em 2012, a edição simples de "Pássaro de Fogo" foi o terceiro álbum mais vendido do ano, atrás de "Paula Fernandes - Ao Vivo" (em segundo).

A lista de CDs ainda inclui entre os mais vendidos os trabalhos de Anitta e Luan Santana.
Os DVDs mais vendidos do ano passado foram da Turma do Balão Mágico, Luan Santana, Paula Fernandes, Xuxa e Beyoncé.