artistas

Turnê inédita homenageia Rolling Stones

27 de abril de 2017, 08h13, por Alexandre Murari
Divulgação

Um espetáculo inédito vai homenagear uma das maiores bandas de Rock de todos os tempos: os Rolling Stones!

A trajetória da banda inglesa será contada pelo Start Me UP, que promete trazer detalhes da obra de Mick Jagger e cia. O tributo passará por São Paulo (5/5), Rio de Janeiro (12/5), Porto Alegre (15/6) e Novo Hamburgo(16/6).

O repertório é completo e interpretado de forma fiel, com direito a figurinos e instrumentos idênticos aos originais. Da época dos terninhos comportados, cabelo à la Beatles e clássicos como "Lady Jane" e "Satisfaction", passando pela psicodelia e brilhantismo das composições "Sympathy For The Devil" e "Jumpin’Jack Flash", até o auge do grupo.

A direção do espetáculo fica por conta do músico Ricardo Santos Jr., que também toca no Ultraje a Rigor. Ele conta que sempre participou de tributos e sentia falta de um voltado aos Rolling Stones: "Depois que conheci o Fernando Mello (que interpreta Mick Jagger), comecei a bolar ideias para o espetáculo, mas as coisas só começaram a acontecer em 2016, quando o Ultraje abriu para os Stones no Maracanã e eu tive a honra de conhece-los pessoalmente. A partir daí, comecei a ir atrás de músicos para o elenco."

O diretor conta que a escolha do elenco não foi nada fácil. "Eu precisava encontrar pessoas que fossem fãs, que tivessem as características de cada um, porque não basta tocar e cantar, os trejeitos no palco e a semelhança física são fundamentais para o show".

Outro destaque do espetáculo é a ênfase que o grupo dá à fase em que Brian Jones ainda integrava os Stones. "Jones foi fundamental para o desenvolvimento musical deles. Infelizmente morreu cedo, mas nós queremos ressaltar sua genialidade, já que muitos o têm como o favorito", explica Jr.

Após meses de busca, percorrendo brechós e costureiras, a produção adaptou e customizou objetos para conseguir o máximo de fidelidade aos itens originais. "Os instrumentos foram a parte mais difícil, devido aos preços e a dificuldade de encontrar cada um deles. Mas, apesar de muito raros, conseguimos reunir a maioria. Temos uma cítara indiana e até um Dulcimer (instrumento indígena americano)", conta o diretor.

O elenco é formado por Fernando Mello (Mick Jagger), Marcelo Ceglie (Keith Richards), Bart Silva (Charlie Watts), Johnny Zaney (Bill Wylman) e Gabriel Costi (Brian Jones e Ron Wood). A produção fica por conta de Brunno Moreira.

A ABR Produções é a responsável pela turnê nas quatro cidades. Segundo o produtor,  Carlos Picchi D’Ambrosio, o espetáculo faz todo fã de rock viajar no tempo. "É impressionante como parece que você está vendo os Stones ali na sua frente. Tanto a banda quanto os staffs têm a preocupação de fazer tudo com o máximo de fidelidade".

Comentários