Shakira suspende venda de colar com símbolo usado por nazistas

28 de junho de 2018, 10h32, por Alexandre Murari
Divulgação

Após ter sido pressionada na internet pela semelhança de um colar da série de peças promocionais feitas para a sua turnê El Dorado a um símbolo usado por Hitler na Segunda Guerra Mundial, a cantora Shakira decidiu suspender as vendas do acessório.

→ XXXTentacion atinge 1º lugar em ranking da Billboard

→ Morre Joe Jackson, pai de Michael e criador do Jackson 5

"O colar desenhado pela Live Nation para a turnê 'El Dorado' de Shakira se baseou na iconografia pré-colombina", alegou a empresa americana contratada pela colombiana para dar vida aos acessórios que estão à venda.

"Alguns fãs expressaram sua preocupação porque o desenho tem semelhança involuntária com imagens neonazistas. Pedimos sinceras desculpas por esta semelhança inadvertida e retiramos permanentemente o artigo da coleção da turnê", acrescentou.

Um site alemão de notícias analisou e falou sobre o desenho. "O símbolo oculta três suásticas (...) Uma simples olhada na busca de imagens no Google e na Wikipédia demonstra isso. O Sol negro é um símbolo nazista. Quando for ou onde for ('Whenever, wherever')", afirmou, referindo-se à famosa canção da cantora.

De acordo com o G1, historiadores contam que o Sol Negro apresentado no colar não é de uso exclusivo de grupos de ultradireita. Assim como a famosa suástica usada no nazismo, a imagem do sol remete a povos mais antigos, que viveram a idade antiga e média.