artistas

Sesc Rio Preto evidencia histórias negras com (Re)Existência do Povo Negro

22 de maio de 2019, 13h33, por Amanda Ramalho
DivulgaçãoCena do filme Infiltrado na Klan

Nos dias 24 e 25 de maio, a unidade do Sesc Rio Preto realiza o projeto "Do 13 ao 20: (Re)Existência do Povo Negro", ação que faz alusão ao 13 de maio (Dia da Abolição da Escravatura) e ao 20 de novembro (Dia da Consciência Negra).

O intuito é fortalecer o reconhecimento da cultura negra e instigar o respeito pelas diferenças.

O projeto contará com exibição de filme, oficinas e muito bate-papo!

Infiltrado na Klan (2018), um dos indicados ao Oscar de Melhor Filme está na programaçãop. Ele será exibido na sexta, dia 24, às 19h. O longa norte-americano, dirigido pelo aclamado Spike Lee, é baseado em história real de um policial do Colorado que se infiltrou na Ku Klux Klan. O filme destaca uma das histórias de luta, insurgência e revolta do povo negro.

A entrada é gratuita, mas é preciso retirar os ingressos com meia hora de antecedência.

Depois do filme acontece o bate-papo com Ale Santos, "Outras Histórias: Narrativas Insurgentes das Comunidades e Personagens Negros na História", que abordará os aspectos da obra e o constante apagamento de personagens insurgentes na história oficial.

No dia 25, Ale Santos ministra a oficina Storytelling & Ficção Afrocentrada, às 14h. Na atividade serão abordados os fundamentos das narrativas negras em diáspora, como surgem os temas, personagens e as estruturas de storytelling que podem ser aplicadas na construção de histórias fantásticas inspiradas na cultura ancestral.

PROGRAMAÇÃO

EXIBIÇÃO
INFILTRADO NA KLAN

Dir: Spike Lee, EUA, 2018, 136min.
Baseado em história real de um policial do Colorado que se infiltrou na Ku Klux Klan, o filme destaca uma das histórias de luta, insurgência e revolta do povo negro.
Dia 24, sexta, 19h.
Teatro. 228 lugares. Grátis.

BATE-PAPO
OUTRAS HISTÓRIAS: NARRATIVAS INSURGENTES DAS COMUNIDADES E PERSONAGENS NEGROS NA HISTÓRIA

Com Ale Santos, escritor.
Após a exibição do filme, o bate-papo abordará aspectos da obra e o constante apagamento de personagens insurgentes na história oficial.
Dia 24, sexta, 21h. Teatro. 228 lugares. Grátis.
Teatro. 228 lugares. Grátis. 14 anos.

OFICINA
STORYTELLING & FICÇÃO AFROCENTRADA

Com Ale Santos, escritor.
Entenda os fundamentos das narrativas negras em diáspora, como surgem os temas, personagens e as estruturas de storytelling que podem ser aplicadas na construção de histórias fantásticas inspiradas na cultura ancestral.
Dia 25, sábado, 14h. Uso Múltiplo. Grátis.
Sala de Uso Múltiplo. Grátis. 14 anos.

Fique por dentro de todas as notícias que rolam por aqui! Curta a nossa página no Facebook!

Comentários