Rock in Rio: quando tudo começou!

13 de setembro de 2013, 09h20, por Amanda Ramalho

Ao todo são 29 anos de festa, três países, 12 festivais e mais de seis milhões de pessoas que passaram pela cidade do rock! Idealizado por Roberto Medina, o Rock in Rio é um dos maiores eventos do mundo da música, surgiu em 1985 quando o Brasil ainda estava sob a ditadura militar e recebeu este nome, claro, por ser realizado na cidade do Rio de Janeiro. Portugal e Espanha também já abrigaram o evento.

1985
Em sua primeira edição, na cidade que o batiza o Rio de Janeiro, no bairro de Jacarepaguá, a festa reuniu nomes como AC/DC, Iron Maiden, Ozzy Osbourne, Queen, Gilberto Gil, Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho entre outros.

Um dos grandes pioneiros do rock no Brasil foi Erasmo Carlos. O Tremendão participou da primeira edição, mas foi vaiado pela galera já que no mesmo dia Whitesnake e Iron Maiden, que estavam no auge, também se apresentariam.

De toda a história do Rock in Rio, entre os mais emocionantes vale ressaltar o show do Queen, em que Freddie Mercury fez milhares de pessoas cantarem ao som de "Love Of My Life"

1991
A segunda edição aconteceu no Maracanã e trouxe ao país do futebol Faith No More, Guns N’ Roses, Megadeth, INXS, Run DMC, Joe Cocker e Carlos Santana, além dos nossos brasileiros como Sepultura, Engenheiros do Hawaii e Titãs.

Outro que teve a mesma receptividade que Erasmo foi Lobão. O músico se apresentou logo após o Sepultura e antes do Megadeth e além de vaias, o cantor recebeu pilhas e bolachas Piraquê, abandonando o palco na segunda música.

Com o grupo A-Ha foi diferente. Seu show e a canção "Take On Me" fez mais de 198 mil pessoas pularem, fazendo com que sua apresentação entrasse para o Guiness book daquele ano como o maior publico até então.



2001
Dez anos depois da última edição, o Rock in Rio volta ao seu lugar de origem uma nova Cidade do Rock foi construída em Jacarepaguá, com capacidade diária para 250 mil pessoas. A partir da data a música começou a dividir espaço com as questões socioambientais, focando a educação e a cidadania.

Com sete dias de festa, o evento reuniu 128 artistas e 1.235.000 pessoas. Para essa festa cantaram Iron Maiden e Guns N’Roses, e ainda trouxe Foo Fighters, REM, Neil Young, Queens of The Stone Age, Red Hot Chili Peppers, Oasis.

Um dos fatos que chamou a atenção, além da chuva de garrafas que Carlinhos Brown recebeu, foi a apresentação do Queens Of The Stone Age. O baixista Nicki Oliveri tocou completamente nu!! Mesmo entre aplausos e um pouco de vaias ele foi preso por atentado ao pudor, mas liberado no dia seguinte. Oliveri disse que como estava no país do carnaval achou que isso era normal!

Cássia Eller também marcou o Rock in Rio mostrando os seios e fazendo cover de "Come Together", dos Beatles e "Smells Like Teen Spirit", do Nirvana fazendo assim o seu show mais rock n roll.

Britney Spears foi bem criticada por usar playback, pois sem ela perceber que o microfone estava ligado xingou sua equipe técnica. Com a era da internet, logo surgiu um hit com as palavras faladas. Além disso, estampou uma bandeira dos Estados Unidos enquanto cantava 'Lucky', recebendo muitas vaias.

2004
Portugal abriu espaço para o Rock in Rio! Também levando a pegada da responsabilidade social a programação contou com Metallica, Paul McCartney e Foo Fighters, Kings of Leon e Incubus, além de artistas brasileiros e portugueses.

2006
A quinta edição se estabeleceu fixamente em Lisboa. O Rock in Rio passou oficialmente a acontecer a cada dois anos e a mesclar mais seu estilo trazendo apresentações de Jamiroquai, Kasabian, Roger Waters, Santana, Shakira, Sting, Guns, além de artistas da cena eletrônica, como David Guetta, Groove Armada e Carl Cox. Jota Quest, Marcelo D2, Pitty e Ivete Sangalo foram os responsáveis por representar o Brasil por lá.

2008
Foram cinco dias de festa e, pela primeira vez na Europa, os ingressos estavam esgotados. Na ocasião o line up contava com Bon Jovi, Joss Stone, Linkin Park, Metallica, Offspring e Kaiser Chiefs.

2010
O quarto Rock in Rio português chegou totalmente diferente. Desfiles de moda, uma grande infraestrutura, discussões sobre as mudanças climáticas e apresentações de Elton John, Rammstein, John Mayer, Snow Patrol, Motörhead e Megadeth, por exemplo.

2011
De volta ao Brasil, em apenas quatro dias de vendas os ingressos estavam esgotados. A diversidade musical mais uma vez imperou e o palco foi dividido com canções do Guns N' Roses e Red Hot Chilli Peppers, e os maiores nome do pop, como Katy Perry, Rihanna e Shakira. Isso sem contar Slipknot, Snow Patrol, Coldplay, Metallica e Sepultura.

No mesmo ano Claudia Leitte lavou a roupa suja após ser vaiada pela galera. A cantora disse que entendia o pessoal não gostar de axé, mas que achava errado os brasileiros não valorizarem os nossos artistas e puxarem o saco para os gringos que se atrasam e não se importavam com os shows.

2012
No ano passado, Portugal recebeu mais de 350 mil pessoas e quem conduziu a festa foram bandas como Metallica, Linkin Park, Smashing Pumpkins, Lenny Kravitz, Stevie Wonder e Bruce Springsteen.

2013
Para este ano, com ingressos esgotados rapidamente, o Brasil receberá Beyoncé, David Guetta, Muse, Florence and The Machine, Justin Timberlake, Jessie J, Metallica, Bon Jovi, Nickelback, John Mayer, Iron Maiden e muitos outros.

E você garantiu o seu ingresso?!? Qual show gostaria de ver!? Curta a nossa playlist logo abaixo e fique de olho aqui no Kboing que iremos apresentar as melhores performances!