Renato Russo: aniversário e formas de manter sua memória viva

27 de março de 2013, 16h13, por Amanda Ramalho
DivulgaçãoHoje Renato Russo completaria 53 anos

Renato Russo nasceu em 27 de março de 1960, foi cantor e compositor brasileiro, famoso por ter sido o vocalista e fundador da banda de rock Legião Urbana. Antes do grupo, ficou conhecido por integrar durante quatro anos o Aborto Elétrico, do qual saiu devido as várias brigas que havia entre ele e o baterista Fê Lemos.

Suas principais influências eram as bandas de post punk que surgiram na época, como o trabalho de Robert Smith, vocalista do The Cure e Morrissey líder da banda The Smiths.

Junto com o Legião Urbana Renato lançou oito álbuns de estúdio, cinco discos ao vivo e diversos singles. Em carreira solo, três discos e parcerias com Robert Evangelista, Herbert Vianna, Adriana Calcanhoto, Cássia Eller, Paulo Ricardo, Erasmo Carlos, Leila Pinheiro, Laura Pausini, Biquini Cavadão, 14 Bis e Plebe Rude, contam em seu currículo.

DivulgaçãoPoster do filme "Somos Tão Jovens"

Entre suas canções foram eternizadas: "Mais Uma Vez", "Pais e Filhos", “Será", "Eduardo e Mônica", "Faroeste Caboclo", e muitas outras. Renato Russo era soropositivo desde 1989. Morreu no dia 11 de outubro de 1996, pesando apenas 45 quilos, devido a complicações causadas pelo vírus da AIDS.

Hoje, por suas músicas ecoar por diferentes faixas etárias, existe um constante investimento para manter suas lembranças viva na memória. Prova disso é o filme "Somos Tão Jovens", uma cinebiografia do cantor dirigida por Antônio Carlos Fontoura revelando o início de sua carreira.

O projeto foi rodado em 2011 e está agendado para chegar às telonas no dia 3 de maio. Quem dá vida a Renato Russo no longa é o ator Thiago Mendonça.

"Faroeste Caboclo", uma das canções mais memoráveis do grupo também será retratada em filme. O projeto homônimo está previsto para o dia 30 de maio e conta com a atriz Ísis Valverde no papel de Maria Lúcia.

Ouvir Renato Russo   |    Letras de Renato Russo