Por racismo, juiz condena Villa Mix a pagar 60 mil reais

27 de setembro de 2017, 11h07, por Alexandre Murari
Divulgação

A casa noturna Villa Mix, localizada na Zona Sul de São Paulo, foi condenada pela Justiça a pagar uma indenização de 60 mil reais por danos morais a uma ex-funcionária. A autora da ação, que é negra, alegou ao juiz Antonio José Fatia que a gerência do Villa Mix a obrigava a barrar pessoas da raça negra, porque elas não se enquadravam no perfil de frequentadores pré-estabelecidos.

→ Recém-lançado, álbum do Foo Fighters lidera Billboard

A funcionária, de 26 anos, que ficou por dois anos trabalhando na casa noturna, era responsável por escolher as pessoas que entrariam no local. Ela afirma que ordens da diretoria cravava quem poderia entrar e quem não.

→ No Insta, Ivete Sangalo 'ostenta' barriga de gravidez

"Nós recebíamos ordens da diretoria e dos donos das reuniões em relação a esse perfil que tinha que seguir como pessoas malvestidas, negras e que aparentavam ter baixo poder aquisitivo".

→ Doente, Pabllo Vittar esclarece por que cancelou show no MA

O Villa Mix negou que exista racismo em sua conduta e garante que o único fator que impede a entrada à casa noturna se diz respeito ao vestuário, como uso de bermudas e sandálias. Porém, a funcionária afirma que se a pessoa estivesse registrada na lista de entrada e chegava na porta do estabelecimento, ao ser constada que era negra, cabia a ela declarar que o seu nome não estava na lista, ao não ser que a pessoa negra fosse alguma celebridade.

"Suas ordens eram para autorizar somente pessoas que se enquadravam no perfil autorizado pela empresa, excluindo os negros. Mesmo quando havia reserva, se a pessoa fosse de raça negra, não era autorizada a entrar, havendo imediata exclusão na lista de reservas. A empresa exercia rígida fiscalização quanto a isso, ressalvadas celebridades".

Por também ser negra, a mulher afirma que ficava constrangida toda vez que barrava alguém: "Me sentia invadida, sofria com o racismo também, várias vezes liberei pessoas sem autorização e fui cobrada por isso. Fico indignada porque as pessoas continuam frequentando o local e não imaginam o que acontece ali."

Além da indenização por danos morais, o Villa Mix terá que pagar o vínculo trabalhista à funcionária, pois ela trabalhava sem o registro em carteira. Os valores ainda serão calculados.