Por que o exame Papanicolau tem esse nome?

09 de agosto de 2015, 13h09, por Marayná Freitas
Divulgação

O teste ginecológico Papanicolau recebeu este nome devido ao seu criador: George Papanicolaou, um médico da Alemanha. Em 1910, George fez as malas e partiu para os Estados Unidos buscando novas oportunidades na medicina, mas só conseguiu trabalhar como assistente de laboratório da Universidade Cornell

O resultado? George virou professor. Com isso, ele começou a estudar sobre as mudanças provocadas pelos hormônios no útero por meio das secreções uterinas de pacientes. Em 1923 foi quando ele constatou uma amostra diferente, que tinha células deformadas. A secreção em questão era de uma voluntária com câncer. Com isso, ele descobriu que aquele tipo de análise poderia diagnosticar tumores, o que promoveu um estudo com mais de 100 páginas que foi distribuído em um encontro médico. Entretanto, o assunto não despertou o interesse de nenhum dos médicos presentes.

Foi na década de 40 que Papanicolaou resumiu seu estudo em oito páginas, o que tornou o exame conhecido por todos. Aliás, o teste hoje em dia é considerado o melhor jeito de prevenir o câncer de colo uterino.

Atenção, mulheres!

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o exame deve ser feito anualmente nas duas primeiras vezes e, se os resultados estiverem normais durante os primeiros dois anos, poderá ser feito posteriormente a cada três anos.

Fonte: Super Interessante, Instituto Nacional de Câncer (Inca)

Fique por dentro de todas as notícias que rolam por aqui! Curta a nossa página no Facebook!