Por que mosquitos picam algumas pessoas mais do que outras? Vem saber!

25 de abril de 2015, 14h16, por Marayná Freitas
Divulgação

Se tem uma coisa chata na vida são aqueles mosquitinhos que ficam rondando a gente, né? Por que isso acontece? Por que alguns mosquitos picam mais algumas pessoas do que outras?

Cientistas da Grã-Bretanha afirmam que a resposta está ligada ao odor corporal das pessoas. Para essa descoberta, os estudiosos agruparam 19 gêmeos não idênticos e 18 gêmeos idênticos a fim de testar a atração dos mosquitos.

O interessante foi que os gêmeos idênticos tiveram a mesma quantidade de picadas, o que pode ser referente aos fatores genéticos.

Cada gêmeo colocou uma das mãos em um túnel de vento em formato de "Y", bombeando ar para dentro do túnel, o que levava o odor dessas mãos. Os gêmeos idênticos – que compartilha grande parte do material genético – tiveram uma distribuição uniforme desses mosquitos. Ou seja, não houve uma preferência do cheiro de uma mão para outra.

Já os gêmeos não idênticos tiveram a distribuição mais variada, já que eles dividem menos genes.

Se foi possível descobrir a ligação entre a picada dos mosquitos com o odor corporal, o próximo passo é descobrir quais genes específicos estariam envolvidos. Tal pesquisa já está sendo realizada.

"Se entendermos a base genética para a variação entre indivíduos, será possível desenvolver maneiras sob medida para controlar melhor os mosquitos e desenvolver novas maneiras de repeli-los", disse James Logan, da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, principal autor do estudo.

Agora você já sabe, né? Resta saber se o cheiro é de quem tá 'cheirosinho' ou 'fedidinho'.

Fique por dentro de todas as notícias que rolam por aqui! Curta a nossa página no Facebook!