Pesquisador aponta falha que permite reescrever BIOS em PCs da Apple

02 de junho de 2015, 15h44, por Marayná Freitas
Divulgação

Pedro Vilaca, pesquisador de segurança do OS X, encontrou uma falha de segurança grave nos MacBooks da Apple. Todos os que foram vendidos até a metade de 2014 foram afetados. A vulnerabilidade torna possível a alteração da BIOS do computador, e o que é pior: o código fica instalado permanentemente e nem uma formatação do HD resolve.

Conforme o relatório de Vilaca, a modificação foi possível por meio de uma funcionalidade no userland, parte do sistema operacional onde aplicações e drivers são executados, explorando a instabilidade de navegadores como o Safari, entre outros. Essa nova falha não exige acesso físico à máquina, sendo realizável de modo remoto, ou seja, todos podem aproveitar-se e praticar golpes por meio dela.

A falha ocorre em um determinado momento: quando o Mac retorna do modo de espera. Dessa maneira, e por uma razão desconhecida, a proteção chamada FLOCKDN, que permite a leitura da BIOS, mas não permite alterações e mantém o sistema operacional seguro, é desativada, o que autoriza reescrever a BIOS. Sendo assim, qualquer cibercriminoso pode alterar o firmware responsável pela inicialização do sistema de gerenciamento do Mac, além de habilitar outras funções antes mesmo de o sistema operacional ser carregado.

A Apple já foi notificada sobre o problema, mas por conta da política da empresa em não comentar as falhas de segurança até que uma correção seja liberada, nada foi comunicado.

Vale ressaltar novamente que a falha ocorre nos PCs lançados até a metade de 2014, incluindo o Macbook Pro Retina e o Macbook Air. Vilaca não sabe dizer se a empresa corrigiu a falha nas máquinas novas sem informar aos usuários ou se a solução foi implantada por acidente.

Fique por dentro de todas as notícias que rolam por aqui! Curta a nossa página no Facebook!