Pesquisa aponta que o divórcio é mais nocivo para as mulheres

03 de maio de 2015, 10h24, por Amanda Ramalho
Divulgação

Segundo um estudo divulgado no periódico "Circulation: Cardiovascular Quality and Outcomes", o divórcio talvez esteja relacionado ao aumento do risco de ataques cardíacos, especialmente nas mulheres.

Os pesquisadores estudaram uma amostra representativa de 15.827 pessoas, de 45 a 80 anos. Cerca de um terço dos participantes tinha se divorciado ao menos uma vez na vida. O estudo começou em 1992, e os participantes foram entrevistados a cada dois anos até 2010.

O acompanhamento, 1.211 participantes foram vítimas de ataque cardíaco. Após o controle das variáveis (etnia, idade, hipertensão, raça, obesidade, tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas e outros fatores de saúde e estilo de vida), os cientistas perceberam que o risco de sofrer um ataque cardíaco era 24% maior para as mulheres que foram divorciadas ao menos uma vez em comparação com as que foram sempre casadas.

O risco era 77 % maior para as que foram divorciadas por duas vezes e 35% maior para as que se casaram novamente. Entre os homens, o risco foi aproximadamente 30% maior apenas para os que foram divorciados mais de uma vez.

Fique por dentro de todas as notícias que rolam por aqui! Curta a nossa página no Facebook!