Paul McCartney se uniu a mais de mil artistas e grupos musicais no Reino Unido para participar de um álbum de protesto chamado "Is This What We Want?". A iniciativa é um ato contra a prática de empresas de Inteligência Artificial que utilizam dados de músicas sem o devido pagamento de direitos autorais.
O disco, que consiste em faixas silenciosas, é uma crítica direta à maneira como companhias de IA se apropriam de dados de produtos culturais para alimentar e treinar seus algoritmos, ignorando as regras de compensação de direitos. O principal objetivo da ação é pressionar as autoridades britânicas a se manifestarem e agirem em relação ao tema.
A lista de participantes é notável, incluindo grandes nomes da música como Kate Bush, Cat Stevens, Jamiroquai, Tori Amos e Annie Lennox.
Nesta segunda-feira, Ed Newton-Rex, músico e ativista que lidera o protesto, fez uma publicação sobre o lançamento: "Hoje estamos lançando o vinil de 'Is This What We Want?', o álbum silencioso de mais de mil músicos protestando contra os planos do governo do Reino Unido para a IA e direitos autorais". Ele expressou gratidão aos envolvidos: "Estamos extremamente gratos a Paul McCartney por fornecer uma nova faixa bônus (silenciosa). E a todos os muitos músicos britânicos envolvidos no álbum".
Em um cenário internacional, países e órgãos globais estão em uma corrida para estabelecer limites claros. O desafio é criar uma legislação que consiga proteger quem pode ser afetado pela IA generativa – e no setor cultural, essa ameaça é significativa – sem, contudo, travar o desenvolvimento da própria indústria.
Ouvir músicas do Paul McCartney





