Parte 1: 10 momentos importantes na história do Barretão

16 de agosto de 2016, 14h08, por Alexandre Murari
Divulgação

Organizada pelo grupo Os Independentes, a 61ª edição da Festa de Peão de Barretos está prestes a começar!

Na próxima quinta-feira, 18, a cidade do noroeste paulista abre as portas para vários cantores que, durante dez dias, irão agitar as noites da cidade.

Portanto, vale lembrar que o título de maior festa de peão do Brasil não foi conquistado à toa. Foram seis décadas de história que, com muito esforço e colaboração, consagrou o evento. A fim de dividir essa história com você, leitor, separamos 10 momentos importantes na história do Barretão.

Confira abaixo a primeira parte desta jornada.

Divulgação

1955-1956:

Sentados em uma mesa de bar, na cidade de Barretos – SP, vinte jovens fundam o grupo "Os Independentes". Com a intenção de criar um evento para arrecadar recursos a entidades assistenciais, a trupe estabelece uma programação que contava com gincanas, partidas de futebol, pau-de-sebo e uma competição de domar cavalos. Portanto, nos dias 25 e 26 de agosto de 1956, junto ao aniversário da cidade, realiza-se a 1ª Festa de Peão de Barretos.

1972:

Em 1970, a festa já era conhecida por todo Brasil. O evento já havia sido estendido para cinco dias de festa, e já contava com várias outras atividades. Com isso, em 1972, a arena do Barretão recebe a primeira propaganda: uísque Drurys. No mesmo ano, o presidente Emílio Garrastazu Médici participa da abertura da festa.

Início dos anos 1980:

A década de 1980 ficou marcada por trazer várias mudanças para o evento, que passa a ser considerado a maior festa country do Brasil, principalmente por incluir a montaria em touros. Por conta do sucesso, surge a necessidade de criar um espaço para a realização da festa. É nessa época que os peões trocam a bombacha, o lenço usado no pescoço e o cinturão de couro pelo traje: camisa, calça jeans e cinto fechado com fivelão.

Divulgação

1984 – 1985:

Em 1984, a fim de resgatar a imagem dos antigos cantores sertanejos, a organização lança o 1º Festival de Música Raiz, a "Violeira". É também neste ano que o grupo "Os Independentes" vai ao Rio de Janeiro, mais precisamente no local que sediou o Rock In Rio, para conhecer e ter ideias de como criar um espaço voltado somente para a festa de Barretos. Um ano depois, inaugura-se o Parque do Peão, que foi projetado pelo mestre da arquitetura Oscar Niemeyer.

1989:

É no fim dos anos 1980 que o Parque do Peão inaugura o estádio de rodeios, que tem a capacidade de suportar 35 mil pessoas sentadas e 55 mil com a arena liberada. A criação do projeto alavanca um novo rumo para a Festa de Peão de Barretos.

Fique ligado que, em breve, traremos mais cinco importantes momentos da história da Festa de Peão de Barretos.