PODCAST: vacina contra envelhecimento, tratamento para gagueira e mais!

17 de dezembro de 2021, 15h18, por Amanda Ramalho
KBOING FM

Kboing em Alta, sexta-feira, dia 17 de dezembro!

Vacina contra o envelhecimento

Pesquisadores de uma Universidade de Tóquio, no Japão, estão trabalhando em uma nova vacina que pode impedir o crescimento das chamadas células senescentes em camundongos. Essas células são um elemento importantíssimo para o processo de envelhecimento.

A intenção da equipe é identificar uma forma de desacelerar seu acúmulo e assim atrasar o envelhecimento e suas possíveis doenças.

China super potência

Continua cada vez mais acirrada a disputa entre a China e os EUA pelo domínio da tecnologia. Agora, parece que Pequim está começando a assumir a liderança e abrir vantagem contra o país.

Um relatório publicado na semana passada pela Harvard Kennedy School, descobriu que a China está ganhando força nas áreas da Inteligência Artificial, computação quântica, 5G, semicondutores, biotecnologia e energia verde, se transformando na maior e mais terrível superpotência do mundo nos próximos anos.

Invasão Facebook

O Facebook informou que mais de 50 mil usuários de sua plataforma foram vítimas de organizações de vigilância privadas. A rede social disse que está banindo essas empresas de sua estrutura.

Segundo a Meta, pelo menos sete empresas estão sendo removidas da plataforma. O Facebook disse que vai notificar cada uma das 50 mil contas que podem ter sido vítimas. Essas pessoas não serão avisadas se foram hackeadas ou não, mas serão informadas do risco que suas contas passaram.

iFood

O iFood se comprometeu a reforçar as medidas de transparência em relação às suspensões de trabalhadores no app de entrega, além de anunciar que avalia a possibilidade de implantar um reajuste anual.

As atualizações foram reveladas por meio de carta no 1º Fórum de Entregadores do Brasil, realizado em São Paulo, durante três dias.

A companhia afirma que, a partir de janeiro de 2022, será mais clara em relação as causas de suspensões temporárias e alertas, nas mensagens enviadas. Algo que ela também prometeu é realizar campanhas informativas explicando as razões que podem levar ao bloqueio de trabalhadores na plataforma.

Jogos grátis

A Epic Games está presenteando seus jogadores de uma maneira diferente neste mês de dezembro. Toda quinta-feira a desenvolvedora de jogos dava um jogo para seus clientes, mas agora a loja da companhia terá um game para download gratuito por dia.

Fim da gagueira

E uma noticia boa para pessoas que sofrem de gagueira! Uma pesquisa inovadora, identificou uma arquitetura genética associada à gagueira que abre caminho para um tratamento mais eficaz.

O estudo revelou um gene relacionado à gagueira implicado no transtorno do espectro do autismo, bem como variantes genéticas que afetam a regulação dos hormônios sexuais – esse último achado, explica porque os meninos têm maior probabilidade de gaguejar e porque as mulheres com gagueira têm maior probabilidade de se recuperar.

Agora, se os pesquisadores estabelecerem conexões genéticas entre a gagueira e outras características, como o TDAH, (Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade) essas descobertas poderão abrir caminhos para o tratamento de ambas as doenças ao mesmo tempo.

Expansão TikTok

O TikTok está expandindo suas operações e pode entrar no mercado das lives no computador, dominado atualmente por plataformas como a Twitch. Para isso, a rede social chinesa está testando um novo app para desktop voltado para transmissões ao vivo.

O TikTok Live Studio permite que os criadores executem lives diretamente de seu computador. A ideia é aproveitar o público do app, muito mais jovem, para trazer audiência nessas transmissões.

Renovação da CNH

Atenção motoristas de Rio Preto que estão com a carteira nacional de habilitação vencida: o prazo para renovação acaba no fim de dezembro.

Durante a pandemia do coronavírus, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) suspendeu a renovação das CNHs. Entretanto, no mês passado, o conselho reabriu o serviço, dando um prazo para motoristas com CNHs vencidas renovarem o documento, de acordo com o mês de vencimento.

Para CNHs vencidas entre maio e junho de 2020, o prazo é até 31 de janeiro de 2022.

Vacina crianças

A Anvisa autorizou a aplicação da vacina da Pfizer contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. A formulação da dose pediátrica equivale a um terço da usada em pessoas com mais de 12 anos. A decisão da Anvisa precisará ser publicada no Diário Oficial da União para passar a valer. A região de Rio Preto tem 120 mil crianças nesta faixa etária em 102 municípios, segundo estimativa da Fundação Seade.

Apesar da liberação, ainda não há data para o início da vacinação.

OUÇA TODOS OS PODCASTS DA KBOING FM!

Fonte: Olhar Digital, TecMundo, Só notícia boa, Diário da Região