PODCAST: utilização do PIX, despedida ao ator Luís Gustavo e muito mais!

20 de setembro de 2021, 14h52, por Amanda Ramalho
KBOING FM

Kboing em Alta, segunda-feira, dia 20 de setembro!

PIX

A utilização do PIX no segmento de pagamentos digitais do comércio varejista, tanto físico quanto online, quase dobrou entre o primeiro e o segundo trimestre deste ano. É o que aponta o "Estudo PIX Gmattos".

O levantamento indica que a modalidade lançada no ano passado representava 1,16% do volume total de transações nos três primeiros meses de 2021. Já ao final do segundo trimestre, o número saltou para 2,16%, podendo fechar o ano com 3,4% se os vetores de crescimento forem mantidos.

Celular dobrável

De acordo com o especialista em vazamentos Evan Blass, o Google deve mesmo lançar um smartphone dobrável da família Pixel antes do final deste ano.

Blass contou em seu perfil no Twitter que o aparelho de fato sairá ainda neste ano. Com o codinome "Passport", o dispositivo já estaria há dois anos em desenvolvimento e, se comparado com o também aguardado Pixel 6, valeria a pena ser conferido.

Doadores de Medula

E a partir de agora o acesso a doadores de medula óssea no Brasil será muito mais fácil, bastando apenas a consulta em um aplicativo de celular. O Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), lançou um aplicativo que permite o pré-cadastro de doadores.

Hanseníase

Um teste brasileiro, barato, sensível, portátil e pouco invasivo pode facilitar o diagnóstico da hanseníase e, assim, ajudar a tratar a doença antes de aparecerem os primeiros sintomas. Criado em parceria entre Universidade Federal de São Carlos e a Universidade Federal do Paraná, o teste facilita o diagnóstico da doença já que ele dá a possibilidade de detecção de anticorpos em pacientes com pré-disposição.

Testes de Covid com feijão

Pesquisadores do Departamento de Nanoengenharia da Universidade da Califórnia criaram uma vacina contra a Covid à base de feijão fradinho, mais conhecido como feijão de corda.

Os resultados de testes com duas vacinas tiveram sucesso com camundongos, que desenvolveram uma grande produção de anticorpos neutralizantes contra o coronavírus. Os novos imunizantes ainda têm a vantagem de não precisar de armazenamento em baixas temperaturas.

Xiaomi

No que depender da Xiaomi, o modo de ver o mundo será mais digital graças ao Xiaomi Smart Glasses. A empresa divulgou, na última semana, que está desenvolvendo óculos inteligentes em que uma das lentes se transforma numa tela monocromática. O consumidor poderia navegar na internet, ver mapas, fazer chamadas de voz, exibir notificações e mensagens, além de capturar fotos.

Fake News

Segundo um relatório, as fábricas de “fake news” nas redes sociais começaram a trabalhar meses antes das eleições presidenciais de 2020 nos Estados Unidos. O documento ainda ponta que quase metade de população norte-americana foi exposta à desinformação gerada por "fazendas de trolls" europeias criadas para disseminar informações falsas online.

Salário professores

O piso salarial dos professores brasileiros nos anos finais do ensino fundamental é o mais baixo entre 40 países avaliados em um estudo da Organização para Cooperação do Desenvolvimento Econômico. Os rendimentos dos docentes brasileiros no início da carreira são menores do que os de professores em países como México, Colômbia e Chile.

Morte do ator Luís Gustavo

E faleceu ontem, dia 19, o ator Luis Gustavo. Um dos grandes nomes da teledramaturgia brasileira, o ator, que nasceu na Suécia e estreou na Globo em 1976, foi vítima de um câncer no intestino. Além de interpretar grandes personagens, Luís foi destaque como o Tio Vavá, no seriado Sai de Baixo, entre 1996 e 2002. O corpo do ator foi cremado ainda ontem, m uma cerimônia restrita à família e amigos no Portal Crematório de Itatiba.

OUÇA TODOS OS PODCASTS DA KBOING FM!!

Fonte: Agência Brasil, TecMundo, Só Notícia Boa, Diário da Região