PODCAST: sites do Ministério da Saúde e do ConecteSUS estão fora do ar e muito mais!

10 de dezembro de 2021, 15h33, por Amanda Ramalho
KBOING FM

Kboing em alta, sexta-feira, dia 10 de dezembro!

Universidade de Oxford

A Universidade de Oxford, uma das mais importantes do mundo, terá duas unidades no Brasil.

Segundo Sue Ann Clemens, a pesquisadora brasileira que vai liderar a iniciativa, as duas serão no centro do Rio de Janeiro, e será a primeira unidade da instituição britânica na América Latina. O projeto – anunciado em outubro – foi oficializado em cerimônia esta semana na capital fluminense.

Invasão na saúde

Os sites do Ministério da Saúde e do ConecteSUS estão fora do ar após um suposto ataque hacker. Já nas primeiras horas do dia, uma mensagem foi deixada pelo grupo invasor e dizia que "você sofreu um ransomware" e "50 TB de dados foram copiados e excluídos".

A ação é um tipo de vírus que sequestra o acesso aos dados do sistema criptografando-os. Na maioria das vezes, o hacker promete liberar o acesso após pagamento de um valor. Desta vez, o aplicativo do ConecteSUS que é a plataforma responsável pela emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, não foi afetado.

iFood

O Procon Carioca, vinculado à Prefeitura do Rio de Janeiro, multou o iFood em mais de R$ 1,5 milhão. A sanção, anunciada nesta semana tem relação com o ataque cibernético sofrido pelo app de delivery no início de novembro, quando nomes de restaurantes foram substituídos por mensagens de tom político na plataforma.

Na ocasião, a companhia de entrega de alimentos afirmou que a invasão foi realizada pelo funcionário de uma prestadora de serviço. Além disso, ela alegou que o ataque não resultou em vazamento de dados de clientes nem informações financeiras dos usuários.

Invasão de dados

Um relatório lançado pela Avast nos últimos meses faz um alerta aos usuários de redes domésticas de computadores. Segundo a companhia, por meio do Relatório de Risco Global para PC, as pessoas estão mais vulneráveis e propensas a encontrarem um vírus

As ameaças avançadas surgiram recentemente e tentam burlar todos os mecanismos de defesa presentes nos computadores a fim de invadir o sistema de qualquer maneira. Por isso, muito cuidado aos acessar alguns sites e evite deixar dados gravados e sites suspeitos. Um bom antivírus também pode ajudar na segurança e na privacidade dos dados.

Forró vira patrimônio

O nosso Forró ganhou um reconhecimento muito importante! O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional declarou que o ritmo nordestino é um patrimônio imaterial brasileiro.

A notícia veio após reunião extraordinária do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural da entidade, de um processo aberto em 2011.

Em comunicado, o Instituto informou que o Forró é uma verdadeira expressão musical e se referiu ao estilo como um supergênero musical, porque agrupa ritmos musicais como baião, xote, xaxado, chamego, miudinho, quadrilha e arrasta-pé.

Trabalho remoto

A queda nos índices de contágio do coronavírus está provocando uma movimentação nas empresas para uma possível volta ao presencial. Uma pesquisa realizada por uma startup de recrutamento mostra que 61,8% das empresas de tecnologia planejam retomar o trabalho no escritório.

A pesquisa também mostrou que 78% dos profissionais da área de tecnologia consideram trocar de emprego caso não haja flexibilidade em permanecer trabalhando de casa.

59,2% das empresas cogitam o revezamento entre o home office e o escritório, considerando a vontade dos profissionais de tecnologia que têm o modelo remoto como favorito.

De onde vem a água do Planeta?

A origem dos mares e oceanos da Terra, um dos mistérios que têm chamado a atenção dos cientistas por séculos, pode ter sido desvendada por pesquisadores de universidades da Austrália e da Escócia. De acordo com a pesquisa, a provável fonte de água em nosso planeta é o Sol. Surpreendente, o resultado é descrito pelo pesquisador-líder Luke como meio copo de sol em cada copo d'água.

Nesse sentido, o vento solar pode ter desempenhado um papel fundamental nesse transporte da água até a Terra. Já que essas partículas provenientes da coroa solar são constituídas principalmente por íons de hidrogênio que, ao entrar em contato com os átomos de oxigênio presente na rocha dos asteroides, podem produzir água.

Novo app de namoro?

Tinder e o Spotify anunciaram uma parceria que resultará num novo modo na app de encontros. Chama-se Modo Música e consistirá num loop de 30 segundos de uma música que apresentará perfis de pretendentes que tenham esta música como preferida.

Este modo, que será integrado em todos os mercados onde o Tinder está presente poderá ser uma nova forma de descobrir pretendentes a partir das músicas, algo em comum que será capaz de despoletar uma conversa entre os usuários.

Matriculas

A Secretaria de Educação de Rio Preto está com matrículas abertas para crianças e adolescentes entre 4 e 14 anos. Também é possível solicitar vagas para as creches, que fazem o atendimento na faixa de 0 a 3 anos. Os procedimentos para a matrícula ou solicitação de vaga variam de acordo com a idade da criança ou o tempo de ensino.

A partir dos 4 anos de idade, quando começa a fase pré-escolar, o ensino é obrigatório e, portanto, pais e responsáveis devem fazer a matrícula da criança em uma instituição regular de ensino. Na rede municipal, o procedimento padrão é procurar a escola mais próxima de casa para obter informações.

OUÇA TODOS OS PODCASTS DA KBOING FM!

Fonte: Olhar Digital, TecMundo, Agência Brasil, Diário da Região