PODCAST: sexta-feira 13, TikTok, calor extremo e muito mais!

13 de agosto de 2021, 17h07, por Amanda Ramalho

Ouça os nossos podcasts no site Kboing FM Podcast!

KBOING FM

Sexta-feira 13

Para quem é supersticioso, a combinação da sexta-feira com o dia 13 não é muito agradável. Não é possível afirmar ao certo se a origem desse tabu é pessoal, religiosa ou cultural, mas independente disso, trata-se de uma superstição que faz parte da tradição popular.

Mesmo com a provável origem nos Estados Unidos ou em países da Europa, o receio da Sexta-feira 13 está bem incorporado na cultura brasileira. Por medo da data, algumas pessoas criam hábitos para evitar o azar durante o dia. Sal grosso, arruda, ferradura e trevo de quatro folhas são apenas alguns objetos que os mais supersticiosos carregam para atrair sorte, principalmente durante esse dia.

E você o que faz pra evitar o azar nesse dia?

Vazamento de dados

Analistas das empresas de segurança cibernética Q6, D3Lab e Cyble identificaram o vazamento de dados de 1 milhão de cartões de crédito, inclusive de grandes bancos brasileiros, como Santander, Itaú, Bradesco, Nubank e Banco do Brasil. Um grupo russo, que se autodenomina “All World Cards”, está oferecendo de forma gratuita as informações roubadas para outros criminosos na darkweb.

De acordo com informações publicadas em um fórum do mercado clandestino, os dados foram roubados entre 2018 e 2019. As informações dos cartões de crédito vazados incluem o número do cartão de crédito, data de validade, CVV, nome, país, estado, cidade, endereço, CEP, e-mail e número de telefone. Entre os brasileiros, dados de mais de 72 mil cartões de créditos foram vazados.

TikTok

O TikTok está realizando mudanças significativas em relação ao uso do aplicativo pelo público juvenil. A rede social está limitando a visibilidade de vídeos feitos por adolescentes, com a maioria das restrições se aplicando aos usuários mais jovens.

Além do perfil privado por padrão, usuários de 13 a 15 anos terão que decidir quem pode ver um vídeo sempre que publicarem um conteúdo novo. Bem como, essa faixa etária permanece sem acesso aos recursos Dueto e Costurar.

WhatsApp

O WhatsApp liberou a nova versão de testes de seu aplicativo para celulares na Play Store, revelando uma prévia de suas vindouras funções.

Desta vez, a função que ganhou novos recursos foi a aba de Status do WhatsApp, inicialmente mal recebida, mas que acabou ganhando a atenção dos usuários com o tempo. Agora, será possível assistir a um "story" ao tocar na foto de perfil dos contatos, que apresentará uma opção para abrir sua imagem ou reproduzir o conteúdo temporário.

Wolverine

Desde que o multiverso da Marvel surgiu, muitos fãs desejam ver Hugh Jackman interpretando novamente Wolverine. No entanto, o ator revelou não ter planos de voltar a interpretar o personagem.

Jackman contou sua decisão durante uma entrevista ao programa Jake's Takes. Segundo o ator, Wolverine é um personagem que ele mantém perto do coração, mas que faz parte do seu passado, apesar dele agradecer todos os dias pela oportunidade de ter vivido o personagem.

Calor extremo

A cidade de Siracusa, localizada na ilha italiana da Sicília, registrou na última quarta-feira, dia 11, uma temperatura de 48,8°C, de acordo com o Serviço Siciliano de Informação Agrometeorológica. Se o registro for confirmado, esta será a maior temperatura já registrada em território europeu.

A temperatura mais alta que havia sido registrada no continente foi de 48°C, na cidade de Atenas, na Grécia, em 1977.

Uma das causas do calor extremo é o anticiclone apelidado de “Lúcifer”. Segundo a Anac, um anticiclone é uma área com pressão superior àquela apresentada em áreas circunvizinhas que resulta em divergência de ventos, os quais se movem no sentido anti-horário no Hemisfério Sul e no sentido horário no Hemisfério Norte.

QI

Você sabia que o QI define a inteligência e influencia nas demais inteligências?

Não apenas o volume e a espessura da substância cinzenta no cérebro, como a integridade e função da substância branca nos córtices temporais, frontais e parietais, têm relação com a inteligência.

A inteligência tem grande participação genética, um percentual de genes que produzem proteínas funcionais está implicada em várias funções neuronais.

Estudos indicam que pode existir relação da função e a estrutura da célula piramidal com a inteligência humana relativo ao tamanho e velocidade do potencial de ação e o QI.

O genótipo para inteligência é a região do raciocínio lógico, o fenótipo para a inteligência é a cognição.

Game Boy Pocket

Quando o Game Boy Pocket foi lançado em 1996, o console prometia ser uma alternativa menor, mais leve e com uma tela melhorada à linha portátil da Nintendo. Em relação à bateria e duração, o game oferecia duração de aproximadamente 10 horas com apenas duas baterias AAA.

Nas últimas décadas, hackers de hardware DIY modificaram o aparelho com vários novos recursos, como telas de alta qualidade, que podem gastar mais energia. Ao mesmo tempo, desenvolvedores buscaram formas de equipar o console com baterias recarregáveis mais potentes. O Museu de Ciências Naturais de Houston desenvolveu um Game Boy Pocket com painel solar integrado. O game pode funcionar de 7 a 12 horas com carga.

Vacinas em Rio Preto

Rio Preto tem aplicado nesta sexta-feira somente a segunda dose das vacinas AstraZeneca e CoronaVac.

Nesta sexta-feira, Rio Preto aplicaria a vacina em moradores a partir de 18 anos. Porém, as doses enviadas ao município acabaram, e a imunização precisou ser suspensa.

A vacinação agora acontece amanhã, no sábado, dia 14, na Swift e no Shopping Cidade Norte, das 8h às 14h.

OUÇA TODOS OS PODCASTS DA KBOING FM!

Fonte: TecMundo, Techtudo, Olhar Digital, Diario da Região