PODCAST: mouse de plástico reciclado, cannabis contra Covid longa e muito mais!

23 de setembro de 2021, 14h53, por Amanda Ramalho
KBOING FM

Kboing em Alta, quinta-feira, dia 23 de setembro!

Equizofrenia: novos termos

Uma nova pesquisa publicada no Jornal de Aconselhamento e Desenvolvimento americano encontrou uma diferença na tolerância em relação a indivíduos com esquizofrenia e isso dependendo se os profissionais em saúde mental e em treinamento receberam uma análise usando o termo esquizofrênico ou pessoa com esquizofrenia.

Segundo o estudo, a linguagem usada é muito importante, já que as palavras que usamos podem reduzir o estigma e melhorar a qualidade do atendimento que os pacientes recebem.

Bacterias boas

Diversos tipos de micróbios que estão dentro de nosso intestino desempenham papéis importantes em nosso corpo. Eles regulam nosso metabolismo, ajudam a absorver nutrientes dos alimentos e influenciam no peso.

Segundo pesquisas recentes, nosso microbioma intestinal pode influenciar na nossa capacidade de perder peso. Pesquisadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, descobriram que a presença de micróbios bons em quem faz dieta para perder peso afeta quantos quilos elas são capazes de perder.

Proteína Sonic

Uma proteína chamada sonic, que recebeu este nome em homenagem ao icônico personagem da Sega, foi apontada por um grupo de cientistas como um tratamento em potencial para o Mal de Parkinson e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Apesar de promissor, o tratamento ainda está em um estágio bem inicial, tendo passado apenas por modelos em animais e necessitando de testes em humanos. No momento, os pesquisadores buscam financiamento para aprofundar os estudos.

Luvas Michael Jackson

Um par de luvas do rei do pop, Michael Jackson, vai ajudar a pagar por doses de vacina contra a Covid-19 na Guiné Equatorial, na África Central. As luvas foram apreendidas em uma coleção particular do vice-presidente do país, Teodorin Mangue.

As luvas, que são super luxuosas e revestidas com uma série de joias, são avaliadas em US$ 275.000.

Mouse reciclado

A Microsoft apresentou o Ocean Plastic Mouse, um periférico com foco em sustentabilidade. O mouse sem fio é produzido com plástico marinho 20% reciclado, reforçando o compromisso da companhia em construir um futuro sustentável.

Segundo a gigante de Redmond, a produção do acessório inclui o aproveitamento de resíduos de plásticos retirados de oceanos e vários cursos de água. Depois de limpos e processados, os pequenos pedaços reciclados são misturados e usados no desenvolvimento da carcaça do mouse.

Carregador padrão

A Comissão Europeia propôs um acordo para que fabricantes adotem um padrão para os carregadores de dispositivos móveis. Com isso, até mesmo a Apple seria obrigada a usar a conexão USB em seus celulares.

O objetivo é difundir a ideia de que a conectividade USB-C deve ser adotada como entrada padronizada de recarga de smartphones, tablets, câmeras, fones de ouvido, alto-falantes e até consoles portáteis.

O motivo é uma preocupação comercial e ambiental já que a quantidade de carregadores circulando é exagerada e gera impactos ambientais que poderiam ser evitados.

Canabidiol para COVID longa

Mesmo após receberem alta, algumas pessoas que tiveram COVID-19 continuam com complicações em diversos órgãos e funções corporais e precisam de acompanhamento contínuo, para a chamada Covid longa.

Segundo estudos, a cannabis medicinal pode ajudar contra o vírus. Pacientes voluntários com insuficiência cardíaca estão prestes a iniciar a fase 3, mas terão que mostrar comprometimento.

Fortnite

A Apple excluiu o "Fortnite" de sua loja de aplicativos até que todas as apelações de processos na Justiça envolvendo a empresa e a Epic Games sejam resolvidas.

As duas companhias travam uma disputa na Justiça desde agosto do ano passado. A produtora de videogames tentou contornar a cobrança de comissão de 30% pela Apple sobre as vendas de Fornite por meio do lançamento de seu próprio sistema de pagamentos.

Variante Delta

De acordo com o secretário de Saúde, Aldenis Borim, informações obtidas pela Rede Corona-Ômica dão conta de que 60% dos casos de Covid-19 hoje em Rio Preto são provocados pela variante Delta do coronavírus. Para o médico, a vacinação é a responsável por evitar que a variante Delta, que causa alarme ao redor do mundo, aumente a quantidade de casos, internações e mortes por Covid-19 na cidade.

OUÇA TODOS OS PODCASTS DA KBOING FM!

Fonte: Diário da Região, TecMundo, Olhar Digital