PODCAST: energia solar, prova de vida, regulamentação de jogos eletrônicos e mais!

24 de setembro de 2021, 14h42, por Amanda Ramalho
KBOING FM

Kboing em Alta, sexta-feira, dia 24 de setembro!

Dormir pouco

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio, nos EUA, descobriu que dormir menos que o recomendado aumenta nossas chances de ingerir comidas mais calóricas. Eles observaram uma ligação entre não dormir pelo menos sete horas por noite e comer lanches com mais carboidratos, açúcar, gorduras e cafeína.

Resistência a insulina

Cientistas associaram a resistência à insulina a um risco maior de desenvolver transtorno depressivo.

Para prevenir a depressão, os médicos deveriam verificar a sensibilidade de seus pacientes à insulina, através de testes que estão disponíveis em laboratórios de todo o mundo e que não são caros.

Jogos eletrônicos

Parada no Congresso Nacional desde antes da pandemia, a regulamentação de jogos eletrônicos tem avançado em alguns Estados e causado incômodo na comunidade gamer. O receio é que a aprovação de leis - que tem ocorrido basicamente dentro das casas legislativas, sem que haja debates mais amplos envolvendo jogadores e desenvolvedores - acabe tornando inviáveis as competições no país.

Pagamentos do WhatsApp

Depois de muitas idas e vindas, os pagamentos pelo WhatsApp chegaram ao Brasil em maio. Porém, não agradou de imediato o consumidor, pois pouco tempo após o lançamento, somente 7% das pessoas estavam com o recurso ativo.

Pensando em atrair mais usuários, o aplicativo está com uma nova função: o cashback. Agora, o recurso poderá permitir receber o dinheiro em até 48 horas após a compra. A função ainda está em testes e se limita a pagamentos UPI na Índia, em que o indivíduo pode receber apenas um reembolso e de até 10 rúpias.

USP: publicações acadêmicas

A USP entrou para a lista das instituições com mais publicações acadêmicas do mundo. Publicações acadêmicas reúnem artigos científicos em que cientistas descrevem uma pesquisa, ou propõem um novo conhecimento, ou uma nova interpretação para alguma coisa que já existe dentro da ciência. A lista é da U-Multirank, que avalia instituições de todo o planeta. Em 2021, foram mais de 2 mil universidades, de 96 países.

Telha de energia solar

O Brasil acaba de avançar um pouco mais na sustentabilidade! A primeira telha de concreto brasileira, que capta e transforma luz solar em energia elétrica, começou a ser comercializada, após três anos de testes, e já passou pela avaliação do Inmetro.

Neste primeiro momento, as telhas foram vendidas apenas para clientes da Eternit selecionados no estado de São Paulo e próximos à unidade de Atibaia.

Prova de Vida

Aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis que ainda não fizeram, junto ao INSS, a comprovação de vida em 2020 ou em 2021, no período de janeiro a junho deste ano têm até 30 de setembro para se atualizar. A necessidade dessa comprovação foi suspensa de março de 2020 a junho de 2021 como medida de proteção contra a pandemia.
A comprovação de vida deve ser feita na agência bancária onde o beneficiário recebe o pagamento.

Hora Amarela

Nesta sexta-feira estreia o terceiro episódio do podcast Hora Amarela. No bate-papo, Lolla Scafe conversou com a psicóloga Ana Carolina Ferreira que falou sobre os jovens LGBTQI+ e o sofrimento psíquico que muitos passam.

Para ouvir basta acessar o site kboingfm.com.br/podcast e procurar o podcast na aba Não Pira. Nessa mesma editoria você encontra os episódios anteriores do Hora Amarela, além de outros podcast sobre saúde mental.

Seca em Rio Preto

A seca que castiga a região de Rio Preto já fez aparecer a ponte que normalmente é submersa pelas águas da usina Água Vermelha, em Indiaporã. Este ano em Rio Preto é o mais seco desde 2014, considerando o período de janeiro a setembro.

OUÇA TODOS OS PODCASTS DA KBOING FM!

Fonte: Olhar Digital, Diário da Região, TecMundo