PODCAST: energia elétrica mais cara, bateria lavável e muito mais!

14 de dezembro de 2021, 15h44, por Amanda Ramalho
KBOING FM

Kboing em Alta, terça-feira, dia 14 de dezembro!

Sistema invadido

Os sistemas do Ministério da Saúde sofreram novamente, na última segunda-feira, dia 13, um ataque cibernético que impossibilitou o acesso dos funcionários a telefones, intranet, e-mails corporativos e entre outros sistemas.

A nova ação acontece apenas três dias após uma investida de cibercriminosos que supostamente conseguiram roubar 50 TB de dados da pasta. O golpe acabou afetando os dados e registros de vacinação contra a covid-19 da população brasileira, que ficou sem acessar apps como o ConecteSUS.

Segundo o site R7, o ataque de hoje fez com que os funcionários do ministério fossem, inclusive, dispensados do trabalho, já que não era possível acessar as informações nos computadores.

Personalidade do Ano

E foi revelada a personalidade do ano da revista Time! O escolhido da vez é o bilionário Elon Musk, CEO da Tesla e fundador da SpaceX. O empresário foi lembrado por suas iniciativas e investimentos em novas tecnologias e planos envolvendo viagens espaciais.

No ano passado, a revista seguiu a tradição e reconheceu o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e a vice, Kamala Harris

Novo Motorola

A Motorola apresentou na China o Motorola Edge X30, primeiro celular com o recém-lançado processador Snapdragon 8 Gen 1. Com isso, a fabricante americana resolveu a questão que movimentava fóruns de discussão na internet, em que usuários debatiam sobre qual smartphone estrearia o chip da Qualcomm. Até o momento, não há previsão de lançamento no Brasil.

O novo processador foi revelado no final de novembro com a promessa de capacidade computacional 20% mais rápida que as gerações anteriores.

Cirurgia do coração

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 30 mil crianças nascem com problemas no coração a cada ano no Brasil. Destas, cerca de 20% precisam de mais de uma cirurgia no órgão durante os primeiros anos de vida. Para ajudar na recuperação desses pacientes e evitar novos procedimentos, um estudo está analisando duas formas distintas de proteger o local após a operação.

A pesquisa se baseia em formas de escolher o melhor tipo de cardioplegia, um fluido usado para parar os batimentos cardíacos durante cirurgias e, embora seja seguro, o fato do órgão perder o fluxo sanguíneo durante o período pode causar danos ao músculo do coração, atrasando a recuperação das crianças.

Energia elétrica mais cara

O governo federal publicou ontem, uma medida provisória que dá Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico autorização a implantar novas taxas extras na conta de luz para cobrir custos excepcionais em caso de nova crise hídrica.

A taxa extra atual, que cobra R$ 14,20 a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos e é chamada de bandeira de escassez hídrica, vale apenas até abril. Ela foi implantada em setembro para cobrir o elevado custo das térmicas ligadas para poupar água nos reservatórios.

O valor ainda será definido, mas com certeza vem outra pancada no bolso dos brasileiros.

Cautela durante as festas

A chefe técnica da Organização Mundial de Saúde fez um alerta durante uma entrevista ao jornal El País, que é preciso ter cautela durante as festas de fim de ano e que a vacinação por si só, não é suficiente e que a população tome cuidados com os encontros familiares.

A sugestão, além da vacinação em massa dos familiares é que as atividades seja ao ar livre, com boa ventilação e que se possível façam o teste de antígeno antes dos encontros.

Bateria laváveis

Principais limitações dos dispositivos eletrônicos vestíveis, o tamanho e espessura das baterias, estão sendo eliminadas por pesquisadores de uma Universidade no Canadá. Eles desenvolveram a primeira bateria flexível e lavável, que funciona mesmo se estiver torcida ou esticada até o dobro de seu comprimento.

Embora as baterias extensíveis já existam, até agora, as baterias não eram laváveis, um acréscimo que se torna crucial em equipamento desenhado para suportar as demandas do uso diário.

Cepa ômicron

Pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo conseguiram isolar a cepa da variante ômicron da Covid-19.

Agora, o trabalho vai permitir monitorar a disseminação da nova cepa e avaliar a eficácia de vacinas contra a COVID empregadas atualmente no Brasil.

Dentro de duas semanas, as amostras da variante que estão sendo cultivadas em células começam a ser distribuídas para laboratórios e pesquisadores de todo o Brasil vão poder detectar a disseminação da ômicron pelo país.

Chuva forte na região

A Defesa Civil emitiu um alerta sobre a possibilidade de chuvas fortes em cidades do interior de São Paulo.

De acordo com o órgão, Rio Preto, Sorocaba, Bauru e Marília podem registrar, entre os dias 14 e 17 de dezembro, precipitação de até 90 milímetros.

A previsão também aponta a possibilidade das chuvas serem acompanhadas por ventos fortes e raios.

OUÇA TODOS OS PODCASTS DA KBOING FM!

Fonte: Olhar Digital, TecMundo, O Globo, Agência Brasil, G1