PODCAST: desconto no IPVA, surto de gripe, o mal do cigarro eletrônico e mais

22 de dezembro de 2021, 16h21, por Amanda Ramalho
KBOING FM

Kboing em Alta, quarta-feira, dia 22 de dezembro!

Desconto no IPVA

Para minimizar o peso que a cobrança IPVA implicará no orçamento dos contribuintes, o Governo do Estado divulgou um pacote de descontos. Para 2022, os proprietários poderão escolher três opções de pagamento.

A cota única, no mês de janeiro, terá desconto de 9% no valor do tributo – nos últimos anos o desconto era de 3%.

Já o contribuinte que decidir pelo pagamento integral em fevereiro, ou parcelado também a partir de fevereiro, contará com desconto de 5% no valor do tributo.

No parcelado, o contribuinte poderá dividir em 5 vezes, com pagamento inicial em fevereiro e a última parcela a ser quitada no mês de junho.

TikTok Live Studio

A TikTok Live Studio, nova plataforma de streaming de jogos da rede social TikTok, vai contar com programa próprio para transmissões. Porém, o software está supostamente utilizando o mesmo código-fonte do Open Broadcaster Software alterando apenas a interface do usuário.

Dessa forma, a equipe por trás do código fonte poderá acionar o TikTok legalmente Caso o Live Studio não se enquadre nos termos de licenciamento.

Um programa de código aberto não quer dizer necessariamente que qualquer um possa utilizar ilegalmente. De acordo com acordos gerais de licenciamento, o código-fonte da nova plataforma, mesmo que modificado, precisa permanecer aberto.

Dados instáveis

O Ministério da Saúde sofreu um ataque cibernético na madrugada do último dia 10 e, desde então, os sistemas ainda estão instáveis. O banco de dados de covid-19, que também foi afetado, tem causado transtorno em diferentes estados do país, impedindo métricas precisas sobre a pandemia.

O DataSUS, portal que reúne dados do sistema de saúde, é fundamental para que pesquisadores possam conduzir estudos de saúde pública no país, inclusive de epidemiologia. O sistema já completa 10 dias fora do ar, o que está prejudicando o mapeamento de dados sobre o coronavírus e também a influenza.

Compra do Ingresso.com

A empresa brasileira de conteúdo online UOL revelou que fechou um acordo para a aquisição do site Ingresso.com, uma plataforma da empresa norte-americana Fandango Media. Conforme revelado em comunicado oficial, a aquisição foi de 100% do capital da empresa.

O objetivo da aquisição é fortalecer a participação do UOL na indústria de entretenimento no Brasil, equilibrando conteúdos na internet com a venda de ingressos para shows, teatros, cinemas, entre outras atrações.

Cadeirinha de rodas pra cachorros

Brinquedos, como carrinhos e bicicletas, são reutilizados e dão uma nova chance aos animais amputados, ou com paralisia, no abrigo Resgate Animal Sulala, localizado na Faixa de Gaza.

O abrigo recebe os brinquedos da Austrália e do Reino Unido e faz próteses de metal ou cadeira de rodas improvisadas para cerca de 32 animais.

Uma linda ação, né!?

Zé Neto e o cigarro eletrônico

O cantor sertanejo Zé Neto, da dupla com Cristiano, publicou nas redes sociais na que a doença pulmonar que está fazendo tratamento foi causada pelo uso de cigarro eletrônico. Com isso, ele alertou os fãs sobre como o cigarro pode fazer mal.

Conhecido como "vidro fosco" no pulmão, o problema, que pode ser encontrado ao fazer uma tomografia, é representado pelo esbranquiçamento do pulmão, o que pode indicar inflamação ou fibrose, tendo a falta de ar como um dos sintomas.

Anitta em Miley Cyrus

A brasileira Anitta fará uma participação especial na live de réveillon exibida pela NBC no dia 31 de dezembro. O programa será apresentado por Miley Cyrus e Pete Davidson.

Anitta está morando em Los Angeles, nos Estados Unidos, onde investe em carreira internacional. Além de Anitta outros artistas estarão na transmissão.

Miley, anunciou a novidade através de um post no Twitter.

Chuvas em Rio Preto

A Defesa Civil de Rio Preto alerta para o risco de chuvas fortes no noroeste paulista, nesta quarta e quinta-feira.

Segundo o órgão, há possibilidade de tempestade seguida por raios, ventos e granizo em toda a região. Devido ao grande volume de água em um curto período, podem ser registrados transtornos como deslizamentos, desabamentos, alagamentos e enchentes.

Por isso, muita atenção e evite transitar por regiões mais baixas.

Surto de gripe

E um alerta para a população de Rio Preto: a Secretaria de Saúde pediu para que a população esteja atenta e tenha muito cuidado com o surto de gripe na cidade.

Através de um vídeo, o Aldenis Borim, secretário de Saúde falou sobre o aumento da doença, principalmente em crianças e idosos. Aldenis alertou sobre a situação dos hospitais infantis que estão lotados.

A higienização das mãos, uso de máscara e distanciamento social seguem valendo para esse novo surto.

ENCERRAMENTO

E o Kboing em alta fica por aqui! As festas de fim de ano estão aí e muito cuidado com as aglomerações. Fique com as pessoas mais próximas, aproveite cada momento com as pessoas que você realmente ama e que te amam também.

Esse é o último Kboing em Alta de 2021 e desejamos a todos um lindo Natal e um Ano Novo repleto de realizações.

Nos reencontramos no ano que vem com muitas novidades, informações e projetos novos!

Eu sou Amanda Ramalho e até 2022!

OUÇA TODOS OS PODCASTS DA KBOING FM!

Fonte: Olhar Digital, TecMundo, Só notícia boa, Diário da Região, G1