PODCAST: comunicação alienígena, brasileiros nas olimpíadas e muito mais!

03 de agosto de 2021, 16h11, por Amanda Ramalho

Kboing em Alta: terça-feira, dia 03 de agosto!

Kboing FM

Medalhas brasileiras nas Olimpíadas

Essa terça-feira começou vitoriosa para o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio e marcou o dia da conquista da terceira medalha de ouro do país nos Jogos, com Martine e Kahena na vela, conquistando também mais um feito: são bicampeãs olímpicas.

No atletismo, Alison dos Santos fechou sua primeira olimpíada com um terceiro lugar nos 400m com barreiras, garantindo o bronze.

O brasil agora ocupa o 18º lugar com 3 medalhas de ouro, 3 de pratas e 7 de bronze, totalizando 13 medalhas olímpicas.

Inscrições SISU

Começam hoje as inscrições para o Sisu, usado para selecionar candidatos a vagas em instituições públicas de ensino superior a partir das notas obtidas no Enem.

Os estudantes interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever até sexta-feira, dia 6. Os candidatos devem ter participado da última edição do Enem, mas não como treineiros, e não podem ter tirado nota zero na redação.

O resultado da seleção será divulgado no dia 10 de agosto. As matrículas serão abertas no dia 11, se estendendo até o dia 16 de agosto.

Xiaomi no Brasil

E vamos falar de tecnologia... A Xiaomi tem planos de lançar mais lojas físicas no Brasil. Hoje em dia, a marca chinesa conta com duas unidades na cidade de São Paulo, e outras mais estão no radar.
No mês passado, os chineses ultrapassaram os americanos da Apple e agora ocupam o segundo lugar no ranking global de venda de celulares, atrás apenas da Samsung.

Tinder antivacina

A App Store removeu do seu catálogo um serviço destinado a reunir pessoas que são contra o processo de vacinação. Trata-se do Unjected, uma plataforma com funcionamento similar ao do Tinder, que reunia e conectava uma comunidade que não só recusa vacinas contra a covid-19 e outras doenças, mas também acredita em teorias da conspiração envolvendo os imunizantes.

O problema maior do serviço é uma recente função adicionada à plataforma: um feed de postagens que virou um espaço de disseminação de desinformação sobre o coronavírus — incluindo acusações de implantação de chips 5G e alteração do DNA, entre outras alegações já confirmadas como falsas.

Falha no Instagram

A mensagem "limitamos a frequência com que você pode realizar certas ações no Instagram" está sendo exibida para alguns usuários do aplicativo desde ontem.

O alerta, que vem acompanhado do texto "tente novamente mais tarde", surge ao tentar interagir com publicações, como por exemplo, curtir posts, visualizar Stories e rolar a tela.

Segundo o site TechTudo o problema aconteceu devido a uma falha, mas que o problema já foi resolvido.

Olimpíada Internacional de Economia

E já que falamos há pouco sobre Olimpíadas, não é só em Tóquio que tem brasileiro indo bem. Na Europa, brasileiros conquistaram medalhas na Olimpíada Internacional de Economia.
Um time de cinco jovens estudantes do Ensino Médio consagrou o Brasil como tricampeão na edição deste ano, sediada na Letônia, na Europa. No total eles conquistaram 4 ouros individuais e uma medalha de prata.

Comunicação alienígena

O professor de física quântica do Imperial College, de Londres, Terry Rudolph, apresentou uma teoria bem ousada, sobre o significado da luz estelar. Para o físico, a luz emitida pelas estrelas pode ser uma forma encontrada por civilizações alienígenas avançadas para comunicarem-se entre si a grandes distâncias, como um sinal de fumaça interestelar.

O físico defende que os extraterrestres usariam fótons emaranhados de estrelas diferentes para transmitir suas mensagens, que parecem apenas um brilho aleatório para qualquer observador desavisado que olhe para o céu noturno.

Hospital Veterinário

O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, afirmou ontem, dia 2, que o hospital veterinário no município será gratuito para atendimento de cães e gatos. A declaração do prefeito foi feita após anúncio do governador de São Paulo, João Doria, que oficializou a criação de oito hospitais veterinários no Estado, além das duas clínicas pets que estão em construção em Votuporanga e Araçatuba.

A construção dos hospitais, segundo Doria, será iniciada neste ano, com conclusão das obras em 2022.

Covid-19 Rio Preto

Em um mês, a quantidade de pessoas internadas caiu pela metade em Rio Preto. De acordo com os dados da Secretaria de Saúde, em 2 de julho havia 394 pessoas internadas com Covid, sendo que 168 delas estavam em enfermaria e outras 226 em UTI. Em 2 de agosto, conforme boletim epidemiológico da última segunda, são 173 rio-pretenses hospitalizados com Covid, sendo que 70 estão em enfermaria e 103 em UTI.

A redução é de 56%. Na última sexta-feira, a ocupação dos leitos de UTI chegou a 62%, a menor taxa desde fevereiro.

OUÇA TODOS OS PODCASTS DA KBOING FM!

Fontes: Tecmundo, Techtudo, Olhar Digital, Diário da Região